Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: O Brasil deveria parar e assistir a Espanha x Itália pela Eurocopa

Sobrar na América do Sul não está sendo suficiente para o Brasil

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Olho nos olhos, quero ver o que você faz... Alô, povão, agora é fé! As rejuvenescidas e revigoradas campeãs mundiais decidem hoje, às 16h (horário da ZL), vaga à final da Eurocopa.

Se esse elenco da Itália fosse o grupo da seleção brasileira (e olha que por lá estão Jorginho, Rafael Toloi e Emerson Palmieri), a torcida verde-amarela diria, muito provavelmente, com muito orgulho, muito amor e grande dose de razão, que é um dos times mais comuns que já representaram o país...

Jogadores italianos treinam no estádio  The Hive, em Londres (ING), para o duelo semifinal da Eurocopa contra a Espanha, nesta terça-feira (6)
Jogadores italianos treinam no estádio The Hive, em Londres (ING), para o duelo semifinal da Eurocopa contra a Espanha, nesta terça-feira (6) - Justin Tallis/AFP

A análise seria ainda mais dura se a seleção da CBF tivesse como escalação essa coletiva Espanha, azeitada e renovadíssima, sem nenhum jogador do Real Madrid e sem qualquer atleta fora de série...

Dito isso, ninguém que tenha visto Espanha e Itália na Eurocopa, ou o Brasil (melhor campanha da Copa América e líder 100% nas Eliminatórias) é capaz de afirmar, sem ficar enrubescido, que tanto italianos quanto espanhóis, proporcionalmente, entregam muito mais que os comandados de Tite.

Se é incontestável que Neymar é o único brasileiro capaz de, sozinho, em um dia inspirado, decidir uma partida, não tenho a menor dúvida que Marquinhos, Casemiro e Firmino jogariam fácil nos europeus. Os laterais juventinos Danilo e Alex Sandro, longe de serem gênios, são superiores a Palmieri...

Como Tite é, distante do segundo colocado, o melhor treinador brasileiro, imagine o que o nada que o Brasil estaria jogando com os Dungas e Jardines da vida... Sobrar na América do Sul, dado o mau momento dos rivais regionais, não está sendo suficiente. Se quiser disputar à vera a Copa do Mundo-2022 (e Copa é a única coisa que vale para a seleção brasileira), Tite vai ter que ouvir menos Cléber Xavier e Matheus Bachi e ver e aprender mais com Luis Enrique, Roberto Mancini...

Paulo Freire: "Ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua própria produção ou a sua construção".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

É pênalti
O espanhol Luis Enrique e o italiano Roberto Mancini são os únicos treinadores da Eurocopa que têm currículo e nível para dirigir (como já fizeram) os grandes clubes europeus. Não é coincidência que, com elencos menos estelares que, por exemplo, Bélgica e França, chegaram às semifinais da Eurocopa. Palpite: Itália 2 x 2 Espanha.

Cepa América
Se a covarde e alienada selecloroquina da CBF, personificada no bolsonarista Neymar, é subserviente e aliada ao desgoverno genocida brasileiro, registremos que, subnotificações à parte, 525.229 MORTES da "gripezinha" foram registradas no país sede da Copa América. Essa culpa eu não carrego! Viva a memória!

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.