Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Bragantino vira no Morumbi e afunda o São Paulo na degola

Bizarras substituições de Juan Branda desmancharam o time tricolor

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Ah, vira, virou, vira, virou, a Mocidade chegou, virando nas viradas desta vida... Alô, povão, agora é fé! Melhor do começo ao fim no Morumbi, o Bragantino sofreu por transformar excesso de confiança em arrogância, saiu atrás com gol de Rigoni, mas, no segundo tempo, naturalmente, chegou à virada com Alerrandro e Artur.

Se o Braga já era superior no primeiro tempo, quando acabou parcialmente derrotado, ficou ainda mais dominante após as bizarras alterações promovidas por Juan Branda. O auxiliar de Crespo, seja por sua cabeça, seja por ordem do chefe, fora do banco com Covid, desmanchou a equipe. Ninguém coloca Vitor Bueno em campo impunemente. Se era para sacar Reinaldo, o óbvio impunha a entrada de Welington.

Jogadores de São Paulo e Red Bull Bragantino se desentendem no Morumbi
Jogadores de São Paulo e Red Bull Bragantino se desentendem no Morumbi - Rubens Cavallari/Folhapress

E a justiça no placar veio com a bola parada aproveitada pela cabeça de Alerrandro e pelo golaço de Artur do meio da rua.

Se, no Morumbi, foi a organização tática do time do técnico Barbieri que foi preponderante para o sucesso do Braga, o Palmeiras venceu na Ilha do Retiro por 1 a 0 porque tem muito mais qualidade técnica que o Sport.

O gol alviverde resume: Danilo, que é ótimo meio-campista e não pode ser reserva da equipe de jeito nenhum, fez a jogada e o meia Gustavo Scarpa, disparado o melhor alviverde no Brasileiro, apareceu como se fosse um 9 e guardou. E fim de papo, mais três pontos na tabela.

Estratégias, briga e chances trocadas à parte, o fato é que, se Danilo e Scarpa atuassem pelo Sport, é provável que o resultado seria invertido. Como Thiago Neves e André não são Danilo nem Scarpa, o apito final sublinhou a certeza de que o Palmeiras vai brigar, até o final, pelo título; e o Sport, pela sobrevivência na elite.

Cepa América? Registremos que, notificações à parte, 524.475 MORRERAM de "gripezinha" no desgovernado país sede da Copa América! E nenhuma palavra a respeito da covarde selecloroquina da CBF!

Charles Bukowski: "Gostava mais quando conseguia imaginar grandeza nos outros, mesmo que nem sempre houvesse".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

DESTAQUES DA 9ª RODADA do campeonato brasileiro de vartebol

É Chape e mais 3!

Restando 29 das 38 rodadas (além das partidas atrasadas) e com tantos times ruins e arbitragens escandalosas e decisivas à altura do péssimo comando de Leonardo Gaciba, é muito difícil cravar quem será despromovido à Série Baba-2022, mas ficarei muito surpreso se a sofrível Chapecoense de Jair Ventura não for uma das quatro equipes degoladas. E mais surpreso ainda se Fortaleza e Bahia não permanecerem na elite! Dado o equilíbrio e o nivelamento rasteiro do Campeonato Brasileiro, a tendência é de que a nota de corte, normalmente na casa dos 45 pontos, seja mais baixa nesta edição do Nacional.

O cara

Scarpa

Acostumado a armar e concluir de fora da área, o meio-campista Gustavo Scarpa, o melhor alviverde na temporada, tirou onda de elemento surpresa e, como verdadeiro 9, surgiu na área para decidir o 1 a 0 contra o Sport e manter o Verdão na nuca do líder Bragantino

Cascata

Dinizismo

Para os pós-modernos que ovulam com passes trocados e torcem por estatísticas, América-MG 2 x 0 Santos é o resumo perfeito do que é dinizismo: o Peixe de Diniz goleou o Coelho de Mancini na posse de bola (72% a 28%) e nas finalizações (8 a 4). No placar tradicional, aquele valorizado por resultadistas retrógrados, que é o que vale para a pontuação, deu Coelho, 2 a 0. E o apito e o VAR caseiros foram um lixo do mesmo nível do jogo de Itaquera!

Pega!!

Gaciba

Timão 1 x 1 Inter foi um escândalo. Na banheira, Cuesta sofreu pênalti de Jô e o lixo do VAR não corrigiu o absurdo, para os aplausos posteriores e tradicionais do comentarista de arbitragem Salvio Spínola. Um futebol que tem a CBF na "organização", Gaciba no comando do apito e Marcelo Lima apitando merece o medonho Salvio nos comentários criando a pessoa que sofre o pênalti sem participar da jogada! Aliás, Gaciba ainda dirigir o apito é o armagedon!

Seleça da coluna Caneladas do Vitão
Arte Agora
Selelama da coluna Caneladas do Vitão
Arte Agora
Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.