Caneladas do Vitão: Que saudade dos velhinhos da International Board e do futebol
O saudoso futebol era simples e, por isso, o melhor esporte do mundo
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Que tempo bom, que não volta nunca mais... Alô, povão, agora é fé! Da série "a gente era feliz e não sabia", que saudade do futebol raiz dos tempos em que os velhinhos da International Football Association Board preservavam a alma do jogo.
O saudoso futebol era simples e, por isso, o melhor esporte do mundo: eram apenas 17 regras que poderiam ser resumidas por uma única, bom senso! Na fazenda ou na casinha de sapê, papai, vovó, mamãe e titia entendiam o jogo e, por isso, o esporte virou universal e popular.
O assassinato do futebol e a progressiva e trágica mutação para o patético VARTebol (esse esporte de 818 regras mutantes com novidades e atualizações interpretativas semanais) deu-se de forma progressiva, mas 14 de janeiro de 2014 o crime foi oficializado com a alteração do estatuto da International Board. Naquela fatídica data, a entidade, que durante 127 anos manteve as regras simples e acessíveis a todos, passou a ser autônoma e independente da Fifa. Fim!
A partir daí, o ex-futebol foi só ladeira abaixo até se transformar nesse horroroso VARtebol, frankstein do futebol que transforma os péssimos árbitros (lixo do VAR incluso) em protagonistas muito mais importantes e decisivos que os craques.
E o Brasil, outrora (auto)intitulado país do futebol, virou o epicentro do lixo pós-moderno. Na Gacibolândia, todo jogo é decidido pelo apito com as digitais putrefatas do circo eletrônico!
Atlético-MG 2 x 1 Grêmio foi só a última aberração. O (virtual) campeão bateu o (quase) rebaixado com um pênalti irregular que não foi assinalado na hora e foi marcado após intervenção bisonha do VAR. E o gol só é irregular pela última versão da regra, que inventou uma palhaçada de atacante não poder ficar a um metro da barreira. Quem é que mede? Fora, Gaciba! Fora, VARtebol! Volta, futebol!
Nelson Rodrigues: "Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos".
Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar! E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!
Brasileirão de VARtebol 1
Eliminado da Copa do Brasil e sem qualquer chance de buscar o Atlético-MG no Campeonato Brasileiro, a missão do Flamengo é recuperar física, tática, técnica e animicamente a equipe para a decisão da Libertadores, no próximo dia 27, contra o Palmeiras. Palpite de hoje: Flamengo 2 x 1 Atlético-GO.
Brasileirão de VARtebol 2
A obrigatória vitória sobre a Chapecoense foi fundamental para o Corinthians na luta por uma vaga direta à fase de grupos da Libertadores, mas não serviu para Sylvinho Curso Uefa ganhar pontos com a Fiel. Quem sabe no sábado? Palpites de amanhã: Corinthians 1 x 0 Fortaleza, Inter 1 x 0 Grêmio e Flu 2 x 1 Sport.