Descrição de chapéu Opinião

Caneladas do Vitão: Posse de bola é um detalhe que não vale absolutamente nada!

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Nego véio que foi que te deu? Me deu vontade de mascar chiclete, oi, de oito tira um, fica sete... Alô, povão, agora é fé! É fato que, no futebol, os números mentem e (quase sempre) não significam nada. No entanto, como, paradoxalmente, quem trata o multifatorial e subjetivo esporte como teorema de Pitágoras adora relacionar posse de bola com sucesso, escancaremos com a arma deles, a numeralha, quão falso é esse papinho.

Dos oito jogos da 29ª rodada realizados no fim de semana, só em um o dono da posse de bola venceu o jogo! Eis os placares:

Ceará 28% (1) x (0) Flu 72%, Grêmio 59% (1) x (3) Palmeiras 41%, Furacão 67% (0) x (1) Santos 33%, Fla 37% (1) x (0) Atlético-MG 63%, América 46% (2) x (1) Fortaleza 54% e Sport 41% (2) x (0) Atlético-GO 59%. E o 0 a 0 foi pior para o Juventude (60%) que para o Bahia (40%). A exceção foi quase um empate técnico: São Paulo 53% (1) x (0) Inter 47%.

Abraçado com Dudu, Raphael Veiga (à dir.) comemora um dos seus dois na vitória do Palmeiras, por 3 a 1, sobre o Grêmio, em Porto Alegre
Abraçado com Dudu, Raphael Veiga (à dir.) comemora um dos seus dois na vitória do Palmeiras, por 3 a 1, sobre o Grêmio, em Porto Alegre; com 41% de pose de bola contra 59% do Tricolor gaúcho, Alviverde mostra mais eficiência no ataque - Cesar Greco/Palmeiras/Divulgação

Abordamos posse, mas se quisermos mostrar a relação dos campeões brasileiros com a manutenção de técnicos, outra cascata repetida pelos fronhas que disfarçam a incapacidade de entender o jogo vomitando números aleatórios, é goleada em favor de quem trocou o comando.

Resumindo: se o seu time tem Xavi, Iniesta, Messi e Guardiola, é melhor manter o técnico e controlar a posse. Caso contrário, parabéns ao Santos por trocar Diniz por Carille, dar a bola ao Athletico-PR e vencer por 1 a 0!

Ah, na Copa do Brasil, o Furacão enfiou 3 a 0 no Flamengo "perdendo" de 23% a 77% na supimpa posse de bola!

Neste feriado de dor, saudade, esperança e reflexão, registro os meus sentimentos a quem perdeu um familiar, um amigo, um amor para a Covid, tratada por "gripezinha" pelo desgoverno genocida presidido pelo lunático que mostra cloroquina para ema e associa criminosamente vacina a Aids. Viva a memória!

Dante Alighieri: "No inferno, os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise".

Eu sou o Vitor Guedes e tenho um nome a zelar. E zelar, claro, vem de ZL! É tudo nosso! É nóis na banca! No agora.com.br! E no youtube.com/blogdovitao!

Brasileirão de VARtebol

O Athletico-PR não vai ser rebaixado, e o Flamengo não vai ser (tri)campeão brasileiro. No entanto, o Rubro-Negro que vencer dá uma tranquilizada no ambiente antes das respectivas decisões: Furacão está nas finais de Sul-Americana e Copa do Brasil; Fla, da Libertadores. Palpite: Athletico-PR 0 x 0 Flamengo.

Liga dos Campeões

Já sem chances no Campeonato Espanhol, o Barcelona (do reserva em péssima fase Philippe Coutinho) corre o risco de dizer adeus à Liga dos Campeões já na fase de grupos, mas a tendência é de vencer, contar com derrota do Benfica e se manter vivo. Palpites: Dínamo Kiev 0 x 1 Barcelona e Bayern 3 x 0 Benfica.

Vitor Guedes
Vitor Guedes

44 anos, é ZL, jornalista formado e pós-graduado pela Universidade Metodista de São Paulo, comentarista esportivo, equilibrado e pai do Basílio.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.