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Entenda como funciona o pedido de revisão no INSS

Veja um passo a passo sobre o andamento dos processos administrativos no INSS

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São Paulo

Os pedidos de benefícios ou de revisões devem, obrigatoriamente, ser feitos diretamente ao INSS. 

A solicitação pode ser feita pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135 (de segunda a sábado, das 7h às 22h).

Posto do INSS na avenida Francisco Matarazzo, zona oeste da capital paulista - Robson Ventura/Folhapress

Recurso

  • Se o requerimento for negado, o interessado terá 30 dias para apresentar um recurso contra essa decisão
  • Esse prazo é contado a partir da data em que o cidadão ficou sabendo do resultado da análise do pedido
  • É necessário agendar o atendimento, também pelo site meu.inss.gov.br ou pelo telefone 135 

Julgamento 

  • Os recursos administrativos são julgados em primeira instância por uma das 29 Juntas de Recursos da Previdência Social
  • Após a decisão da Junta, a parte que perdeu a ação ainda poderá recorrer a uma Câmara de Julgamento, em Brasília
  • As Câmaras de Julgamento são a última instância para a discussão de processos administrativos dos segurados do INSS

Prazo

  • Ao receber um pedido de recurso no posto, o INSS tem até 30 dias para mandar o caso para a análise em uma Junta
  • Após o início do julgamento, o órgão tem mais 85 dias para concluir o caso e mais 20 dias para devolver o processo à agência

Atraso

  • A falta de servidores prejudica o andamento dos recursos administrativos no INSS
  • Em alguns casos, os processos levam mais de um ano para serem concluídos 
  • O segurado prejudicado pela demora no julgamento pode registrar reclamação no 135 


Leve por escrito

  • Ao recorrer de uma negativa ou ao tentar uma revisão, o segurado pode levar o seu requerimento por escrito
  • Esta é uma maneira de evitar erros ou esquecer algum detalhe do pedido
  • Cada tipo de pedido ou revisão exige uma redação específica

Veja aqui como fazer um pedido de benefício por escrito e aumentar as chances de receber o benefício 

DICAS 

Reúna provas

  • Ao analisar um pedido ou revisão de benefício, o INSS exige provas contemporâneas, ou seja, do período em que ocorreu a atividade
  • Por isso, são necessários documentos da época do trabalho ou do recolhimento ao INSS

Identifique erros

  • Para revisões, busque falhas cometidas na contagem das contribuições pelo INSS
  • Os dados estão disponíveis no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) 
  • Para saber detalhes da análise do INSS, peça também o processo administrativo

Testemunhas

  • O segurado também tem a opção de indicar testemunhas para reforçar as suas provas
  • O testemunho tem mais força se for dado por colegas de trabalho do mesmo departamento 

Advogado

  • Não é necessário contratar advogado para apresentar um recurso direto no INSS
  • Mas, se preferir, o segurado pode contar com um defensor para iniciar o recurso ou a revisão

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