Paciente aguarda cirurgia no SUS há um ano
Aposentado recebeu um encaminhamento para procedimento ortopédico, mas data nunca foi marcada pela rede pública
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O aposentado Jesuíno Rabaquim, 54 anos, de São Miguel Paulista (zona leste), conta que, em janeiro do ano passado, após fazer alguns exames indicados por um ortopedista, descobriu uma ruptura no tendão do braço direito e tendinite no braço esquerdo.
O leitor relata que, sete meses após o diagnóstico, em agosto do mesmo ano, recebeu um encaminhamento de cirurgia de um especialista do Hora Certa de São Miguel, mas que, desde então, a data do procedimento não foi marcada em nenhuma unidade da rede municipal de saúde.
“Estou há um ano e um mês esperando e não recebi nenhuma resposta. Tenho vivido com muitas dores nos dois braços e muitas vezes não consigo movimentá-los. A vida está muito difícil dessa forma”, queixa-se o aposentado.
Rabaquim relata que já registrou reclamações na ouvidoria, mas diz que as devidas providências não foram tomadas.
“Peço a intervenção do Defesa do Cidadão, pois não sei mais a quem recorrer. É um desrespeito o que fazem com quem paga os seus impostos e age corretamente neste país. Preciso fazer essa cirurgia”, afirma.
Secretaria agenda consulta
A Coordenadoria Regional de Saúde Leste informa, em nota enviada por assessoria, que o paciente Jesuíno Rabaquim esteve em consulta com ortopedista no dia 17 de setembro de 2019, no Hospital Hora Certa São Miguel, e foram solicitados dois novos exames de ultrassonografias, agendados para o dia 27 deste mês, às 16h12, e o segundo, às 16h16. Após avaliação dos exames pelo médico, diz nota, serão tomadas as devidas condutas.