Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Segurado aguarda há 1 ano e 2 meses

Leitor conta que pediu aposentadoria por tempo de contribuição e tenta comprovar um período que não consta no Cnis

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

No dia 1º de agosto de 2018, Eduardo Vieira da Silva, 55 anos, deu entrada na sua aposentadoria. Segundo seus cálculos, ele contribuiu por 36 anos. O INSS discordou e, em setembro do ano passado, indeferiu o pedido.

"Estou com uma defasagem no Cnis [Cadastro Nacional de Informações Sociais], mas tenho holerites e recibos de férias que comprovam o trabalho", afirma.

Eduardo Vieira da Silva conseguiu a aposentadoria no recurso, mas INSS embargou - Martha Salomão/Folhapress

O segurado entrou com recurso e, em janeiro de 2019, ganhou por unanimidade. "Eles reconheceram os três anos e dois meses. Fiquei esperando a carta com as informações do pagamento da aposentadoria, mas nunca a recebi", conta Silva. Isso porque, o INSS embargou o benefício.

"Toda vez que ligo para o 135, pelo menos uma vez por mês, sou informado de que está em análise. A última movimentação no processo foi no dia 4 de abril. Até quando vou aguardar? Eles aceitaram meus documentos no recurso. Não entendo esse embargo", queixa-se.

Além dos recolhimentos na carteira profissional, o leitor, que trabalhava como auxiliar de almoxarife, pagou o INSS por meio de carnê durante quatro anos, pelo salário mínimo. 

"Paguei até quando consegui, porque tenho despesas com remédios para pressão alta e diabetes e estou desempregado desde 2015", relata ao Agora.

"Preciso desse benefício. Ninguém mais contrata que tem mais de 50 anos."

INSS embarga requerimento

O INSS diz que entrou com embargo na 5ª Junta de Recursos, por causa de falhas na comprovação do tempo de contribuição do segurado. Ao mesmo tempo, o instituto enviou correspondência à Caixa e ao Ministério do Trabalho, solicitando informações sobre vínculo do segurado com três empresas. O segurado será comunicado sobre o andamento de seu pedido e notificando para que apresente contrarrazões ao embargo.

Notícias relacionadas