Delivery de supermercados funciona como alternativa durante coronavírus

Veja como realizar compras online em diferentes estabelecimentos da capital

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

O isolamento social para conter o avanço no novo coronavírus na cidade de São Paulo dificultou as compras presenciais em supermercados. Para facilitar a vida dos clientes, as principais redes reforçaram a possibilidade de entrega em domicílio de produtos selecionados virtualmente.

Por meio dos sites oficiais de cada empresa e aplicativos, os consumidores podem montar uma lista com os mais variados itens disponíveis e receber a compra no conforto de suas casas.

Segundo Júlio Lopes, diretor de marketing e comércio pela internet do Sonda Supermercados, os clientes recebem suas compras em casa separadas em caixas e embalagens plásticas. Confira abaixo como pedir o delivery nos supermercados, as taxas cobradas e os prazos de entrega.

Além do Sonda, o Grupo GPA —que engloba o Pão de Açúcar e o Extra—, o Grupo BIG e o Carrefour são exemplos de redes que adotaram a entrega em domicílio e estão reforçando a importância de comprar por delivery.

As empresas dizem reforçar as medidas de higienização dos produtos e embalagens, e respeitar a segurança da equipe de transporte.

“O ‘Big em Casa’ é uma iniciativa que visa auxiliar a população a permanecer em isolamento social e contribuir para minimizar os efeitos da pandemia”, diz Fabiano SantAna, diretor-executivo da área digital do Grupo BIG.

Segundo ele, o projeto seria implantado inicialmente na capital e Grande SP , mas a empresa decidiu antecipar o cronograma em seis meses e acelerar a expansão para outras cidades afetadas pela pandemia. “É uma forma de oferecer uma nova alternativa de compra aos clientes dessas regiões”, afirma o executivo.

Drive-thru

Há também a possibilidade, em algumas redes, de realizar a compra pelo site e retirar os produtos no local com o carro. Os funcionários arrumam as embalagens no porta-malas do cliente, em processo semelhante ao drive thru em restaurantes.

O aumento da demanda por compras online neste momento foi enfatizado por uma pesquisa divulgada pela Apas (Associação Paulista de Supermercado), que apontou um crescimento de 81% das vendas online entre os dias 6 e 12 de abril, reforçando o movimento do final do março, de 23 a 29, quando a alta ​foi de 107%.

Confira como solicitar o delivery em diferentes supermercados

Sonda Supermercados:

Passo a passo:

  • Acesse o site www.sondadelivery.com.br
  • Clique no ícone Cadastre-se e insira seus dados pessoais e endereço de entrega
  • Pesquise os produtos que deseja comprar no Catálogo, selecione os de sua preferência e clique em Comprar (não esqueça de conferir a quantidade de itens)
  • Após montar a lista, confira os produtos no Carrinho e clique em Fechar Compra
  • Confira novamente seus dados e insira a forma de pagamento

Valor do frete:

  • Valor único de R$ 14,90 independentemente do valor da compra, quantidade de produtos ou local de entrega

Prazo de entrega:

  • Geralmente ocorre no dia seguinte ao da compra (devido à pandemia o prazo pode ser ampliado)

Regiões atendidas:

  • São Paulo, ABC, Osasco, Guarulhos, Barueri, Alphaville e Santana do Parnaíba

Pagamento:

  • O cliente pode optar por cartões de crédito, débito ou boleto bancário (em andamento a implantação da opção de vale-alimentação para compras online)

Carrefour:

Passo a passo:

  • Acesse o site www.carrefour.com.br ou baixe o aplicativo Meu Carrefour, disponível para iOS e Android
  • Clique no ícone Cadastre-se e insira seus dados pessoais e endereço de entrega
  • Pesquise os produtos que deseja comprar no Catálogo, selecione os de sua preferência e clique em Comprar (não esqueça de conferir a quantidade de itens)
  • Após montar a lista, confira os produtos no Carrinho e clique em Fechar Compra
  • Confira novamente seus dados e insira a forma de pagamento

Valor do frete:

  • Variável de acordo com o raio da entrega do cliente

Prazo de entrega:

  • Em 1 a 2 dias úteis, em média, podendo ter excepcionalmente o prazo aumentado, em função de alta demanda

Regiões atendidas:

  • Atende a maioria das regiões da Grande São Paulo

Pagamento:

  • O pagamento é feito por meio de cartão de crédito

Grupo BIG:

Passo a passo:

  • Baixe o aplicativo iFood ou Cornershop em seu smartphone, ambos, disponíveis para iOS e Android
  • Crie uma conta com seus dados pessoais e endereço de entrega
  • Pesquise 'Big' na aba Busca e veja a unidade mais próxima de sua casa
  • Pesquise os produtos que deseja comprar e adicione na sua sacola (não esqueça de conferir a quantidade de itens)
  • Após montar a lista, confira os produtos na sacola e clique em Agendar Pedido (selecionando o dia e horário de sua preferência)
  • Adicione a forma de pagamento online, confira seus dados e confirme a compra

PS: No caso do iFood, as compras têm um perfil emergencial e são limitadas a 15 itens ou 9,8 kg. Já a Cornershop atende os clientes que buscam realizar compras maiores.

Valor do frete:

  • Estipulado pelo aplicativo

Prazo de entrega:

  • Na parceria com o iFood, os pedidos na capital são entregues com prazo médio de 35 a 45 minutos, abrangendo um raio de até 7,5 km a partir da localização da loja. Esse serviço também permite o agendamento de entrega. Para pedidos realizados por meio da Cornershop, a entrega é agendada de acordo com a preferência do cliente e o horário. Em média, as entregas acontecem em até duas horas após o recebimento do pedido.

Regiões atendidas:

  • Disponível na capital e Região Metropolitana de São Paulo, além de diversas cidades das regiões Sul, Sudeste e Nordeste, com o projeto estendido também para a região Centro-Oeste a partir do dia 11 de maio

Pagamento:

  • Estipulado pelo aplicativo (normalmente o cliente pode optar por cartões de crédito e débito)

​Extra:

Passo a passo:

  • Acesse o site www.clubeextra.com.br ou baixe o aplicativo Clube Extra, disponível para iOS e Android
  • Clique no ícone Cadastre-se e insira seus dados pessoais e endereço de entrega
  • Pesquise os produtos que deseja comprar, selecione os de sua preferência e clique em Comprar (não esqueça de conferir a quantidade de itens)
  • Após montar a lista, confira os produtos no Carrinho e clique em Fechar Compra
  • Confira novamente seus dados e insira a forma de pagamento

Valor do frete:

  • A partir de R$ 14,90, podendo variar de acordo com a região

Prazo de entrega:

  • São agendadas de acordo com a disponibilidade de datas informadas nos sites no momento da compra
  • Tradicional: agendada no dia e horário de preferência do cliente
  • Express: compras de até 150 itens que são entregues em até quatro horas após a aprovação do pagamento

Regiões atendidas:

  • Atende a região da Grande São Paulo

Pagamento:

  • Cartões de crédito, débito ou vale-alimentação (apenas para bandeira Alelo)

Pão de Açúcar:

Passo a passo:

  • Acesse o site www.paodeacucar.com ou baixe o aplicativo Pão de Açúcar Mais, disponível para iOS e Android
  • Clique no ícone Cadastre-se e insira seus dados pessoais e endereço de entrega
  • Pesquise os produtos que deseja comprar, selecione os de sua preferência e clique em Comprar (não esqueça de conferir a quantidade de itens)
  • Após montar a lista, confira os produtos no Carrinho e clique em Fechar Compra
  • Confira novamente seus dados e insira a forma de pagamento

Valor do frete:

  • A partir de R$ 14,90, podendo variar de acordo com a região

Prazo de entrega:

  • As entregas são agendadas de acordo com a disponibilidade de datas informadas nos sites no momento da compra
  • Tradicional: agendada no dia e horário de preferência do cliente
  • Express: compras de até 150 itens que são entregues em até quatro horas após a aprovação do pagamento

Regiões atendidas:

  • Atende a região da Grande São Paulo

Pagamento:

  • Cartões de crédito, débito ou vale alimentação (apenas para bandeira Alelo)

Notícias relacionadas