A pandemia do novo coronavírus impôs uma série de mudanças na rotina do brasileiro. Para facilitar a compra de itens, principalmente os de necessidades básicas, como alimentos, bebidas, higiene pessoal e material de limpeza, algumas redes de varejo e supermercados disponibilizaram uma nova plataforma de pagamento para permitir que o trabalhador use o auxílio emergencial.
A Caixa abriu poupanças digitais para trabalhadores que não tinham conta bancária e têm direito ao benefício. Beneficiários do CadÚnico também tiveram contas digitais abertas. Confira as datas de pagamento do benefício.
O cliente poderá usar o valor recebido para fazer compras online utilizando apenas o cartão de débito virtual da Caixa, que deverá ser habilitado. Os sites de Magazine Luiza, Casas Bahia, Shoptime e Lojas Americanas são alguns exemplos de empresas que já aderiram ao sistema, assim como o supermercado Extra.
Em informe oficial, a Caixa afirmou que "atualmente, já são 700 empresas habilitadas ou que estão em fase de implementação, como supermercados, farmácias, empresas do ramo alimentício e de transporte".
Nas redes credenciadas, após selecionar os itens da sua compra no site, você irá inserir seus dados pessoais e de entrega solicitados e, por fim, escreverá o número do cartão de débito virtual gerado pelo banco. A Caixa informou que todos os clientes do banco com poupança, conta-corrente, inclusive os que receberão o auxílio emergencial, podem usar o cartão de débito virtual em qualquer comércio eletrônico que aceite esta modalidade.
Compras online como alternativa durante quarentena
Com a quarentena que teve início no dia 24 de março prorrogada até o dia 10 de maio pelo governador João Doria (PSDB), em São Paulo, para evitar a disseminação da Covid-19, as vendas online dos supermercados se tornaram uma alternativa para os consumidores.
De acordo com o levantamento da Apas (Associação Paulista de Supermercados), na última semana de Páscoa (de 6 a 12 de abril), o crescimento das vendas online foi de 81%.
Esse movimento tem se mantido desde a semana anterior, entre 30 de março e 5 de abril, quando as vendas cresceram 74%, comparado à média dos últimos meses. No final de março, entre os dias 23 e 29, o movimento online chegou a crescer 107%.
Veja como fazer a compra virtual usando o auxílio emergencial
Como criar um Cartão de Débito Virtual da Caixa (caso não tenha uma conta):
- Acesse o Internet Banking Caixa ou o App Caixa
- Clique no ícone cartões, em seguida na opção Cartão de Débito Virtual - Gerar
- Selecione a bandeira Elo e clique em continuar
- Digite sua Assinatura Eletrônica (criada anteriormente no aplicativo; são seis números que escolheu) e clique em Confirmar
- O número do cartão será gerado, com validade e código de segurança
Como pagar a compra online com o auxílio emergencial:
- Acesse o site da rede de varejo ou supermercado
- Selecione os produtos que queira e insira no seu carrinho online
- Finalize a compra e insira os dados de entrega
- Na hora de pagar, clique na aba de Débito Caixa, coloque os dados do cartão de débito virtual da Caixa, assim como a validade e o código de segurança
- Confirme a compra
Atenção: Por ser um cartão de débito, só é possível pagar à vista
Veja quem pode receber o benefício
De acordo com a lei, pode receber o auxílio quem cumprir as seguintes condições, acumuladamente:
- É maior de 18 anos
- Não tem emprego formal
- Não recebe benefício assistencial ou do INSS, não ganhe seguro-desemprego ou faça parte de qualquer outro programa de transferência de renda do governo, com exceção do Bolsa Família
- Tem renda familiar, por pessoa, de até meio salário mínimo, o que dá R$ 522,50 hoje, ou renda mensal familiar de até três salários mínimos (R$ 3.135)
- No ano de 2018, recebeu renda tributável menor do que R$ 28.559,70
O futuro beneficiário deverá ainda cumprir pelo menos uma dessas condições:
- Exercer atividade como MEI (microempreendedor individual)
- Ser contribuinte individual ou facultativo da Previdência, no plano simplificado ou no de 5%
- Trabalhar como informal empregado, desempregado, autônomo ou intermitente, inscrito no CadÚnico até 20 de março deste ano ou que se inscreve e faça autodeclaração e entregue ao governo
Como saber se vou receber?
- O cidadão deve acessar o site auxilio.caixa.gov.br ou abrir o app Caixa | Auxílio Emergencial
No site:
- Na tela inicial, escolha a opção "Acompanhe sua solicitação"
- Depois, informe o CPF e clique em "Não sou um robô"
- A Caixa vai enviar um código por SMS, que tem validade por um período determinado
- Informe o código para fazer a verificação sobre o seu cadastro
No APP
- Acesse o aplicativo e clique em “Realizar Solicitação"
- Informe os dados básicos solicitados
O que poderá aparecer
- Em Análise
- Aprovado
- Reprovado
Como é o pagamento
- No caso dos informais que se inscreveram pelo app ou pelo site, a grana é paga na conta indicada
- Beneficiários já inscritos nos cadastros do governo que têm conta na Caixa ou no Banco do Brasil recebem em suas contas
- Quem não tem nenhuma conta receberá via poupança digital da Caixa, sem nenhuma tarifa
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.