Pagamento da segunda parcela do auxílio emergencial começa na segunda (18)
Calendário com datas para saques e transferências foi divulgado nesta sexta-feira (15)
Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
A Caixa Econômica Federal começará a pagar, na próxima segunda-feira (18), a segunda parcela do auxílio emergencial de R$ 600.
Nesta sexta-feira (15), o governo publicou o calendário de pagamentos. Clique aqui para ver as datas para saques e transferências da segunda parcela.
O benefício é liberado a informais que se enquadram nas regras definidas por lei e pode chegar a R$ 1.200 no caso das mães chefes de família.
"Começamos na segunda-feira, e faremos toda a questão via mês de nascimento, exatamente para que nós tenhamos uma tranquilidade maior no pagamento", disse Pedro Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, nesta quinta (14), em live semanal transmitida nas redes sociais do presidente Jair Bolsonaro.
Diferente do que disse Guimarães, porém, os pagamentos a serem realizados na segunda-feira estão organizados pelo número final do NIS e são destinados a beneficiários do Bolsa Família.
Já na quarta-feira (20), a Caixa inicia os depósitos nas contas digitais, sem permissão para saque neste momento. Neste caso, os depósitos serão organizados conforme o mês de nascimento.
Na primeira parcela, eram pagos beneficiários que fazem aniversários em dois meses consecutivos.
Antes de o presidente da Caixa começar a falar, Bolsonaro informou que tem sido questionado e cobrado sobre a liberação do dinheiro do auxílio. "O pessoal está apavorado, cobrando, porque é um socorro que é muito bem-vindo", disse ele.
Mais cedo, em uma breve transmissão ao vivo da rampa do Palácio do Planalto, o presidente já havia falado sobre a intenção de começar a pagar a segunda parcela na segunda (18). "Para mim, quanto mais cedo melhor, porque a economia não pode entrar em colapso. Talvez na semana que vem, pode ser na outra", falou.
Novo lote da primeira parcela
Guimarães informou ainda que, entre a noite de sexta (15) e sábado (16), o Ministério da Cidadania deve liberar um novo lote de beneficiários aprovados para receber o auxílio emergencial e a Caixa fará o pagamento dos valores. No entanto, ele não disse quantos deverão receber.
O presidente da Caixa afirmou que a meta é abrir 50 milhões de contas para pagar a grana aos mais de 50 milhões de cidadãos que têm direito ao benefício. "Nós vamos abrir para todas as pessoas do auxílio 50 milhões de contas digitais. Todas as pessoas do auxílio receberão uma conta digital de graça", disse ele.
"O importante é: vamos pagar mais de 50 milhões de pessoas em tempo recorde. Para finalizar, são as pessoas que não estavam nem em programas sociais hoje", complementou.
Atraso no pagamento
A segunda parcela estava prevista para ser liberada pela Caixa a partir do dia 27 de abril, conforme calendário divulgado logo que houve o início das inscrições para ter o auxílio emergencial por meio do aplicativo Caixa | Auxílio Emergencial ou pelo site auxilio.caixa.gov.br.
No entanto, desde que as inscrições começaram, em 7 de abril, houve falhas nas respostas aos possíveis beneficiários, aglomerações em agências da Caixa para sacar os valores em dinheiro e denúncias de recebimentos indevidos, como o caso de mais de 73 mil integrantes da Forças Armadas que sacaram o benefício.