Veja o passo a passo para pedir o auxílio emergencial pela segunda vez
Quem está com cadastro inconclusivo ou é do CadÚnico e não conseguiu tem nova chance
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Mais de 12 milhões de candidatos ao auxílio emergencial tiveram o cadastro analisado como “inconclusivo”, ou seja, pelos dados informados por esses trabalhadores, o governo federal não chegou a uma conclusão se eles têm ou não o direito de receber o benefício, que pode chegar a R$ 1.200.
Estes trabalhadores têm uma nova chance. Basta fazer outro pedido, pelos mesmos canais da Caixa ou pelo novo site, do Dataprev, e ficar atento ao preenchimento dos dados para não deixar que falte informação ou que ela esteja incorreta.
Quem está no CadÚnico e foi reprovado para o auxílio emergencial também pode fazer a solicitação e tentar receber as três parcelas do benefício federal.
Apesar de a primeira parcela já ter sido paga para quase todos os beneficiários, quem for aprovado na nova análise vai recebê-la, nos próximos pagamentos.
O calendário da segunda parcela ainda não divulgado. Nesta quarta (6), o presidente da Caixa, Pedro Guimarães, afirmou que pretende modificar a forma de pagamento. A ideia é não juntar os que nasceram em meses diferentes no mesmo dia, para evitar filas.
Novo site
O novo site para consultar o andamento do pedido, https://consultaauxilio.dataprev.gov.br , entrou em funcionamento na terça (5), mas, na tarde desta quarta (6), saiu do ar.
De acordo com mensagem no próprio site, a previsão é que a normalização ocorra às 2h desta quinta (7).
NOVA CHANCE | COMO LIBERAR O CORONAVOUCHER
- A nova chance é dada para quem deixou de preencher algum dado e, por isso, o governo não conseguiu avaliar se o trabalhador tem ou não direito ao auxílio emergencial
- Nesse novo pedido do auxílio emergencial será possível corrigir as informações enviadas na primeira vez
- A Caixa não informa qual foi o caso específico do trabalhador que levou à inconclusão dos dados, por isso preencha com atenção e revise os dados informados antes de concluir a solicitação
Exemplos:
- O trabalhador marcou que é chefe de família, mas não informou nenhum familiar ou CPF de dependente
- Informou um membro da família, mas com erros no número do CPF e na data de nascimento
- Não foi informado no cadastro se quem se candidata é do sexo masculino ou feminino
- Houve divergência entre os membros da família do candidato
- Foi incluída no cadastro alguma pessoa da família com indicativo de óbito
Cadastro Único
- Quem está no CadÚnico e foi reprovado para receber o auxílio emergencial, mas acredita ter direito ao benefício, pode fazer o pedido pelo site ou aplicativo da Caixa ou pelo novo site do Dataprev
- Os dados serão analisados como se fosse a primeira solicitação
Como recadastrar o pedido
- O recadastramento é feito como um novo pedido
- É possível se cadastrar pelo site ou aplicativo da Caixa ou pelos novos sites lançados pelo governo federal
Pela Caixa
- Aplicativo CAIXA | Auxílio Emergencial
- Site auxilio.caixa.gov.br
- À direita, clique em “Realize sua solicitação”
- O site vai informar todos os requisitos necessários para receber o auxílio emergencial. Leia com atenção para ter certeza que se encaixa nas condições
- Clique para marcar em “Declaro que li e tenho ciência que me enquadro na condições acima” e “Autorizo o acesso e uso dos meus dados para validar as informações acima”
- Depois em “Tenho os requisitos, quero continuar”
- Na próxima tela, informe seus dados corretamente
- Ao terminar de preencher, clique em “Não sou um robô” e, depois, no botão laranja “Continuar“.
- Agora, é preciso informar um número de celular. É por ele que o trabalhador vai receber um código de verificação, mandado por mensagem de texto (SMS)
- Quando receber o código via SMS, insira ele no campo “Código Recebido”
- Preencha a página informando corretamente a sua renda, atividade profissional, estado (UF) e cidade;
- Em seguida, inclua as informações sobre os integrantes da família que moram com você
Conta para receber o benefício
- Será preciso informar em qual conta bancária deseja receber o benefício
- Se não tiver uma, o trabalhador pode aceitar ter uma conta-poupança digital da Caixa. Basta informar. Ela será criada automaticamente pelo banco
- Quem quiser receber em uma conta já existente, terá que informar, no passo seguinte, os dados da conta
A última tela vai mostrar todo o cadastro preenchido. Revise com atenção.
Se estiver tudo correto, clique em “Li e concordo” e, depois, envie os dados
Como acompanhar seu pedido
O trabalhador pode acompanhar seu pedido pelo:
- Aplicativo CAIXA Auxílio Emergencial
- Site: auxilio.caixa.gov.br
- Telefone 111
Pela Dataprev
Sites:
- Informe seu nome, CPF e nome da sua mãe
- Responda às perguntas corretamente
Pagamento
Caso o trabalhador tenha o direito reconhecido pelo governo federal, a Caixa vai liberar o valor em até 3 dias úteis após a confirmação
Fontes: Caixa Econômica Federal e Dataprev