12 milhões têm cadastro inconclusivo e devem fazer novo pedido para auxílio emergencial

Se cadastro tiver sido considerado inválido, não há como recorrer; Caixa considera que cidadão não cumpre requisitos de recebimento

São Paulo

O presidente da Caixa Econômica Federal, Pedro Guimarães, anunciou nesta sexta-feira (1º) que 12 milhões de pessoas estão com o cadastro inconclusivo no auxílio emergencial e que devem fazer o recadastramento pelo aplicativo ou site auxilio.caixa.gov.br.

"Nesses casos, será feita uma análise mais profunda pela Dataprev e pelo Ministério da Cidadania. Muitas vezes são problemas de endereço, erros desse tipo", afirmou Guimarães.

De acordo com o presidente da Caixa, 26 milhões de pessoas já foram consideradas inelegíveis para receber o benefício pela base de dados do governo. Nesse caso, elas não poderão fazer o recadastramento, uma vez que, após análise, foi constatado que não cumprem os requisitos legais para o recebimento.

O ministro da Cidadania, Onyx Lorenzoni, divulgou que há cerca de 32,8 milhões de pessoas que ficaram inelegíveis num primeiro instante, mas que poderão corrigir as informações no aplicativo da Caixa para que as autoridades possam avaliar com mais clareza a pertinência do benefício.

"Nós temos, por exemplo, CPFs inconclusos, onde o pai registra uma família, a mãe registra a mesma família, e nós não podemos fechar, porque precisamos ter clareza de quem que é o chefe da família para definir os valores de repasses. São pelo menos 13,6 milhões de pessoas que vão precisar entrar nessa nova versão do aplicativo e fazer a revisão do cadastramento. Essa nova atualização já vem com tutorial, facilitando o preenchimento, para que a gente possa encontrar os elegíveis dentro desse público", detalhou o ministro.

No total, afirmou Guimarães, 96 milhões de pessoas já efetuaram o cadastro no auxílio emergencial, entre aprovados, inelegíveis, inconclusivos e 'em análise'.

"Em menos de 20 dias nós pagamos R$ 35,5 bilhões para mais de 50 milhões de brasileiros, ou seja, um em cada três adultos recebeu o dinheiro pela Caixa Econômica Federal."

Se houver problemas com o Caixa Tem, o presidente da Caixa afirmou que o banco fará os pagamentos nos guichês de atendimento da Caixa.

Ele destacou, no entanto, que grande parte das pessoas que vai até as agências não é para sacar o dinheiro, e sim para tirar dúvidas. Em relação a isso, a orientação é que o beneficiário cheque, antes de sair de casa, o calendário de pagamentos, bem como se tem direito a receber o auxílio.

Agências abrem no sábado

A Caixa vai abrir 902 agências neste sábado (2) para atendimento exclusivo de informações e saque sem cartão do auxílio emergencial. Clique aqui para ver os endereços.

Crédito cai hoje para quem informou conta errada

Pedro Guimarães informou também que 1 milhão de pessoas que tiveram o crédito aprovado e informaram o número de conta errado, mas que fizeram a correção, terão o dinheiro liberado nesta sexta-feira (1º).

"Hoje, esse 1 milhão de pessoas terão o crédito em suas contas e poderão sacar esse crédito nas agências e nos caixas eletrônicos", afirmou.

​Pagamento da segunda parcela

Durante a coletiva, Pedro Guimarães diz que já há uma proposta de calendário dos pagamentos da segunda parcela do auxílio emergencial pela Caixa, mas que a divulgação ainda depende de aprovação do presidente Jair Bolsonaro (sem partido).

"Nós não vamos misturar mais o pagamento do Bolsa Família com o pagamento das contas digitais, porque são os dois grupos que mais têm demanda por informação. Esta última semana nós tivemos tanto pessoas do Bolsa Família quanto pessoas que não tinham conta que foram receber. Em algumas agências houve um volume muito grande de pessoas para receber", declarou.

Cidadãos aptos a receber o auxílio poderão fazer o cadastro até o dia 2 de julho e mesmo quem deixar para o último dia receberá as três parcelas previstas.

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.