Descrição de chapéu INSS

Benefício do INSS não será cortado neste ano por falta de reabilitação

Portaria proíbe bloqueio da renda previdenciária até dezembro

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O INSS prorrogou, até dezembro, a impossibilidade de corte de benefício nos casos em que os segurados não conseguirem fazer a reabilitação profissional. A reabilitação é um programa do instituto destinado a recolocar no mercado de trabalho os segurados que estão recebendo benefício por incapacidade.

A ordem para não suspender os benefícios por falta de reabilitação está na portaria 1.070, publicada nesta quinta-feira (22), no "Diário Oficial da União". Segundo o INSS, o objetivo é proteger os segurados durante a pandemia de coronavírus.

Essas e outras medidas, como a suspensão da prova de vida obrigatória e a proibição de corte de benefício por falta da comprovação de que os beneficiários do INSS está vivo têm sido adotadas desde março, quando começou a pandemia de Covid-19 no país.

A advogada Adriane Bramante, do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciário), explica que, quando o segurado é encaminhado à reabilitação profissional ele é obrigado a fazê-la, sob pena de ter a a suspensão do benefício. "Essa regra é para esses segurados, dizendo que o INSS não irá suspender [o pagamento]", afirma ela.

Segundo o advogado Roberto de Carvalho Santos, do Ieprev (Instituto de Estudos Previdenciários), a normativa do INSS vai de encontro à reabertura das agências, que tem sido gradual e, com isso, não os postos estão ainda com toda a capacidade de funcionamento para atender todas as necessidades do segurados.

"Para que a reabilitação profissional exista, é exigido todo um processo multiprofissional de assistência social e médico. Às vezes, tem até que se celebrar um convênio com outra instituição. Então é todo um conjunto de ações para que se conclua pela reabilitação profissional, que é uma medida multifatorial. Ela precisa ser feita dentro de uma estrutura completa e o INSS, hoje, não está em condições de concluir pela reabilitação profissional ao meu ver", diz ele.

As agências da Previdência reabriram em meados de setembro em todo o país. No entanto, apenas parte delas funciona, mas com atendimento limitado. Não há atendimento sem agendamento prévio. Além disso, dentre as ações possíveis nas unidades estão perícia médica e cumprimento de exigência.

Veja aqui o que está funcionando nas agências do INSS.

Notícias relacionadas