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Confira serviços oferecidos no INSS após reabertura

Atendimento presencial foi retomado e está sendo feito com hora marcada no estado de São Paulo

São Paulo

Mesmo com a retomada do atendimento presencial nas agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) de São Paulo, que começaram a funcionar de forma gradual nesta quinta-feira (17), os segurados só conseguem agendamento para quatro tipos de serviço: cumprimento de exigência, justificação administrativa, reabilitação profissional e avaliação social.

Quem vai sem hora marcada dá com a cara na porta. Em geral, os servidores recebem o segurado, mas orientam a fazer senha no portal Meu INSS ou ligar na Central 135 para tentar o agendamento.
O cumprimento de exigência é o serviço que mais estava demandando o reinício da atividade presencial no INSS.

As agências do INSS reabriram na quinta (17), mas o movimento foi baixo; perícias não voltaram e segurados só são atendidos por servidores com hora marcada - Rivaldo Gomes/Folhapress

Hoje, há 900 mil benefícios em cumprimento de exigência, o que significa que o segurado deve enviar documentação complementar para que seu pedido seja analisado.

Já a justificação administrativa é um procedimento utilizado em casos nos quais o segurado precisa apresentar testemunhas, corrigir vínculos no Cnis (Cadastro Nacional de Informações Sociais) ou comprovar união estável e dependência econômica. Os outros dois serviços são reabilitação profissional e avaliação social.

Quem está precisando de perícia médica vai ter que esperar mais um pouco. Embora o serviço tenha sido anunciado pelo INSS na semana passada como um dos que estariam disponíveis, os médicos peritos não voltaram ao trabalho e não pretendem retornar.

Nesta quinta-feira, o vice-presidente da ANMP (associação dos peritos), Francisco Eduardo Cardoso Alves, disse que o governo federal não ofereceu condições adequadas para que a categoria volte às agências na pandemia.

Em nota, a Previdência diz que apontará falta de quem, sem justificativa, não for trabalhar, e afirma que isso pode acarretar no corte de ponto do servidor.

Para a advogada Adriane Bramante, do IBDP (Instituto Brasileiro de Direito Previdenciários), o segurado que não tiver atendimento presencial pode buscar a Justiça. Ela diz que a situação está "insustentável" e orienta o segurado sobre o que fazer. "Tem que reagendar, se for o caso. Para ir à Justiça, é preciso primeiro fazer o pedido administrativo", afirma.

O que o INSS oferece

1 - Cumprimento de exigência

  • Quando o segurado precisa entregar documentação complementar ao INSS para conclusão do pedido

2 - Justificação administrativa

  • É quando segurado consegue incluir ou corrigir algum vínculo empregatício ou pagamento de carnê no Cnis
  • Também usada para provar dependência econômica, união estável e apresentar testemunhas

3- Reabilitação profissional

  • Para quem está incapacitado para o trabalho ou deficientes que precisam ser reabilitados em outra função no mercado de trabalho

4 - Avaliação social

  • Analisa fatores ambientais, sociais e pessoais do segurado para comprovar deficiências e baixa renda

Agendamento

  • Pode ser feito pelo Meu INSS ou telefone 135
  • Como muitos dos peritos médicos ainda não voltaram aos postos, é aconselhável checar, pelo site do INSS, quais serviços estão sendo prestados em cada agência

Fonte: INSS

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