Golpe da prova de vida do INSS furta dados pelo WhatsApp
Órgão alerta segurado para não fornecer números e fotos de documentos
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Aposentados e pensionistas estão recebendo mensagens via WhatsApp de golpistas interessados em obter números de documentos e outras informações pessoais que possam ser utilizadas em fraudes financeiras, segundo alerta feito pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).
Em uma nova modalidade de golpe, que ganha força com o aumento da necessidade de utilização de meios digitais para acessar serviços públicos durante a pandemia de Covid-19, falsários usam o aplicativo para pedir que os beneficiários façam a prova de vida anual.
Para aplicar o golpe, o criminoso liga para a vítima e, em alguns casos, até informa alguns dados pessoais do aposentado ou pensionista. Depois, ele envia uma mensagem, por WhatsApp, pedindo para que a vítima mande fotos de documentos para, supostamente, finalizar o cadastro.
O INSS não faz contato por telefone e nem por WhatsApp para procedimento de prova de vida.
A obrigatoriedade da realização da prova de vida está temporariamente suspensa e os cortes de benefícios por falta da renovação de senha só estão previstos para serem retomados em maio.
Existe, porém, um projeto-piloto do INSS para a realização da fé de vida por meio da internet, mas a verdadeira prova de vida online só pode ser feita pelo programa “meu gov.br”, disponível nas lojas oficiais de aplicativos para sistemas Android e IOS.
A prova de vida presencial, realizada na agência bancária em que o segurado recebe o benefício, não está proibida. Devido ao risco de contaminação pelo coronavírus, porém, bancos funcionam com horários restritos e a orientação é para que a população só saia de casa quando necessário.
Comunicação com o INSS
O INSS entra em contato com o cidadão em situações específicas e para informar a respeito de procedimentos, andamento de requerimentos ou realizar reagendamentos, e não pede informações pessoais ou senhas.
O segurado pode receber um email, um SMS, uma carta ou ligação do INSS, sempre por meio dos canais oficiais de atendimento: Meu INSS, central de atendimento 135, ou SMS identificado como 280-41.
Somente quando o segurado entra em contato com o INSS, o atendente ou o sistema eletrônico solicita informações como CPF e nome da mãe para confirmação da identidade.
Contato do INSS | Como funciona
- Golpistas estão usando o WhatsApp para pedir dados de beneficiários do INSS
- Os criminosos mentem ao dizer que as informações são para a prova de vida
- O INSS não liga ou manda mensagem por WhatsApp para esse procedimento
Entenda como funciona:
- O golpista liga para o segurado do INSS
- Na ligação, se fazendo passar por funcionário, o falsário diz todos os dados do aposentado, com muita segurança
- Depois, uma mensagem por WhatsApp é enviada, pedindo que o aposentado mande a foto de um documento para finalizar a "prova de vida"
- Se fizer isso, o cidadão poderá ser vítima de fraudes
Fique atento
- Ao fazer contato com um cidadão, o INSS não solicita qualquer informação, como CPF, nome da mãe ou senhas
Quando o INSS faz contato?
- O INSS entra em contato em situações específicas para:
- Avisar sobre o andamento de um pedido ou procedimento
- Reagendar a data de um atendimento em uma agência
Canais oficiais
O segurado pode, de fato, receber um email, um SMS, uma carta e até uma ligação do INSS. Esses contatos só ocorrem por meio dos canais oficiais para atendimento ao público, que são:
- Meu INSS > Aplicativo oficial do INSS ou pelos sites gov.br/meuinss e meu.inss.gov.br
- Central de Atendimento 135 > O funcionário não pede senha ou dados pessoais
- SMS > A mensagem de texto enviada para o celular é identificada como 280-41
- Carta e email
O segurado também pode ser contatado por meio das informações fornecidas em seu cadastro, como email e correspondências para o endereço residencial
Atualize seus dados
- Para receber informações oficiais, o cidadão deve manter atualizado o seu cadastro no INSS
- A atualização pode ser feita pelo Meu INSS e por meio de ligação para o telefone 135
Para confirmar a notificação
- O cidadão notificado pode confirmar a informação ligando para o telefone 135
Quando fornecer dados ao INSS:
- O INSS solicita dados pessoais quando é o próprio segurado que entra em contato
- Nesse caso, o órgão poderá solicitar CPF e nome da mãe para confirmação da identidade
PROVA DE VIDA
O INSS informou no final de fevereiro que retomará o bloqueio de benefícios por falta de prova de vida a partir de maio deste ano. O agravamento da pandemia, porém, ainda poderá mudar essa decisão.
A retomada da exigência da fé de vida será de forma escalonada para evitar aglomerações nas agências bancárias.
O cronograma para o retorno da prova de vida vai agrupar os beneficiários em sete lotes, organizados conforme o mês em que o prazo para a renovação de senha venceu.
Os primeiros da lista são beneficiários cuja fé de vida deveria ter sido realizada nos meses de março e abril de 2020.
Esse grupo, portanto, deverá realizar o procedimento em maio deste ano. Veja o calendário completo:
Mês em que a prova de vida venceu | Novo prazo para a prova de vida |
mar e abr/2020 | mai/21 |
mai e jun/2020 | jun/21 |
jul e ago/2020 | jul/21 |
set e out/2020 | ago/21 |
nov e dez/2020 | set/21 |
jan e fev/2021 | out/21 |
mar e abr/2021 | nov/21 |
Fonte: INSS (Instituto Nacional do Seguro Social)