INSS fecha postos nos feriados da fase emergencial de SP
Unidades não vão abrir na capital paulista entre 26 de março e 1º de abril
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
As agências do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) na cidade de São Paulo ficarão fechadas nos dias 26, 29, 30 e 31 de março, além de 1º de abril, informou nesta segunda-feira (22) a superintendência estadual do órgão.
O fechamento dos postos cumpre decreto do prefeito Bruno Covas (PSDB), que antecipou cinco feriados no município para conter o avanço da Covid-19.
Segurados que possuem agendamento para atendimento presencial serão avisados pelo instituto sobre o cancelamento e poderão reagendar o serviço.
O instituto avisou, porém, que pode ter dificuldade para localizar pessoas que não estão com o número de telefone atualizado no seu cadastro.
Caso não receba nenhuma ligação do instituto, o segurado que possui horário agendado para uma das unidades da cidade de São Paulo no período de 26 de março a 1º de abril deve ligar para o telefone 135 e remarcar o atendimento.
O INSS orienta os segurados a não se dirigirem às agências na cidade durante esse período.
O órgão também informou que desde a reabertura das suas agências, em setembro do ano passado, cumpre as normas sanitárias para evitar a contaminação pelo coronavírus. Porém, decidiu atender à determinação da prefeitura para colaborar com a redução da circulação de pessoas nas ruas.
O INSS já mantinha parte das agências fechadas desde o início da fase emergencial no estado, conservando o atendimento presencial apenas nas unidades que realizam perícias médicas e sociais, serviços considerados essenciais.
Quase todos os serviços do INSS podem ser acessados pelos canais remotos de atendimento, que são o Portal Meu INSS (aplicativo e site gov.br/meuinss) e a central telefônica 135.
Durante o período de fechamento das unidades da capital também ficará suspenso em São Paulo o serviço Exigência Expressa, que possibilita ao segurado que já fez algum requerimento entregar cópias de documentação complementar em urnas localizadas em frente às agências.
Pelo Portal Meu INSS, o cidadão pode requerer benefícios, emitir extratos, cumprir exigências e agendar atendimento presencial, por exemplo.
Pelo telefone 135, é possível fazer inscrição na Previdência, obter orientações, esclarecer dúvidas, solicitar benefícios e agendar atendimento presencial, entre outros serviços.
Os segurados que precisarem apresentar documentação complementar nesse período podem anexar cópias digitalizadas dos documentos solicitados no portal Meu INSS.
Feriados que serão antecipados:
- Corpus Christi (3 de junho de 2021)
- Consciência Negra (20 de novembro de 2021)
- Aniversário da cidade (25 de janeiro de 2022)
- Corpus Christi (16 de junho de 2022)
- Consciência Negra (20 de novembro de 2022)
Dias que terão feriados antecipados na cidade de São Paulo
- 26 de março - sexta-feira
- 29 de março - segunda-feira
- 30 de março - terça-feira
- 31 de março - quarta-feira
- 1º de abril - quinta-feira
Como fica o rodízio
- Das 20h das segundas-feiras às 5h das terças-feiras: dígitos finais 1 e 2
- Das 20h das terças-feiras às 5h das quartas-feiras: dígitos finais 3 e 4
- Das 20h das quartas-feiras às 5h das quintas-feiras: dígitos finais 5 e 6
- Das 20h das quintas-feiras às 5h das sextas-feiras: dígitos finais 7 e 8
- Das 20h das sextas-feiras às 5h dos sábados: dígitos finais 9 e 0