Descrição de chapéu INSS

Pensionista reclama de prova de vida do INSS

Idosa já havia cumprido exigências em 2020 e, agora, teme bloqueio do benefício

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

A pensionista Jacyra Chaves, 87 anos, queixa-se de ter recebido comunicado para a prova de vida do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), mesmo após entregar documentação extensa no final de 2020.

“Depois de receber uma convocação por carta em dezembro, fui até a agência no dia e hora marcados, levei mais de 40 documentos exigidos. Gastei mais de R$ 600 só nas cópias”, reclama a segurada ao Agora.

Na ocasião, a idosa diz que o procedimento estava descrito como “cumprimento de exigências”, sem relação com a prova de vida. Após entregar a papelada, o status no Meu INSS mudou para “análise concluída”.

Jacyra Chaves, 87, tem dúvidas quanto ao cumprimento de exigências e quanto à prova de vida do INSS; procedimentos são distintos - Arquivo pessoal

No início de abril, no entanto, recebeu um aviso do INSS de que era necessária a realização de prova de vida.

“Em plena pandemia e na minha idade, como que pedem para eu fazer a fé de vida, sendo que estive presencialmente na agência há poucos meses?”, questiona.

“Tanto no 135 quanto no Meu INSS não conseguem dar nenhuma informação. Tenho medo de cortarem o benefício e fico dias sem dormir, de tanta preocupação. Recebo o benefício há quase 30 anos e nunca tinha passado por isso.”

Os procedimentos descritos pela pensionista são diferentes. Um deles, de cumprimento de exigências, é novidade neste caso.

Já a prova de vida é feita todo ano. Na pandemia, no entanto, o INSS flexibilizou a exigência e, atualmente, quem não fizer o procedimento não terá o benefício bloqueado por enquanto.

O retorno do recadastramento anual está previsto para maio e haverá um calendário especial para isso.

Segurada é dispensada de procedimento

Em nota, o INSS esclarece que a segurada compareceu a uma agência em dezembro de 2020, para apresentação de documentos pedidos pelo instituto, devido ao procedimento de atualização cadastral que vem sendo solicitado a beneficiários que possuem cadastros inconsistentes ou incompletos.

“Devido a esse comparecimento, o INSS já atualizou a prova de vida da senhora Jacyra. Não houve qualquer bloqueio por falta de prova de vida e os pagamentos vêm ocorrendo de forma regular”, diz o órgão.

Notícias relacionadas