Descrição de chapéu Defesa do Cidadão

Leitora não consegue transferir veículo em SP

Carro pertencia ao pai dela, que morreu em outubro após complicações da Covid

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Desde maio, a assistente social Talita Alves Shimodaira, 28 anos, não consegue transferir para o nome dela um carro que era do seu pai, que morreu em outubro de 2020 após complicações provocadas pela Covid-19.

Ela, que mora no Jardim Oriental (zona sul), foi ao Poupatempo Cidade Ademar no dia 12 de maio para tentar desbloquear um automóvel e uma motocicleta, transferir os bens para o seu nome e fazer o licenciamento, para poder rodar com os veículos sem infringir a legislação.

Talita Alves Shimodaira faz reclamação contra o Detran-SP - Arquivo pessoal

Na primeira ida ao Poupatempo foi orientada sobre os documentos que teria de levar, voltando uma semana depois. “Após muita discussão, a atendente fez o desbloqueio e a transferência apenas para a moto, pois o carro precisaria ser desbloqueado via Secretaria da Fazenda, para que as taxas fossem pagas”, afirma.

Alguns dias depois, Talita foi contatada por uma pessoa do Poupatempo, que a orientou a apresentar cópias autenticadas de uma procuração que faz parte do inventário do pai. Ela teve de buscar os papéis no interior do estado.

No dia 29 de junho, a assistente retornou ao Poupatempo com a papelada. “Para minha surpresa, fui informada que o único serviço que poderia ser feito seria o desbloqueio, e que eu deveria agendar nova data para levar a documentação da transferência”, diz.

“A minha questão é que eles passam informações desconexas. Em 15 dias modificam uma regra e pedem mais documentos. Fica nesse vai e volta e não resolve nada”, queixa-se à reportagem.

Poupatempo: (11) 4135-9700

Estado cita falta de documentos

Por meio de nota, o Poupatempo, ligado ao governo de São Paulo, diz que “lamenta a demora para a conclusão do atendimento” e afirma que “o desbloqueio não pôde ser finalizado na primeira tentativa devido à falta da documentação necessária”. O Poupatempo diz que, ao receber todos os documentos, providenciou o desbloqueio do carro e que Talita terá de comparecer ao posto de atendimento para realizar a transferência. Por causa da pandemia, é necessário fazer agendamento.

Notícias relacionadas