Procon quer multar Extra por vender bandeja de carne vazia na zona sul de SP
Método foi adotado por loja no Jardim Ângela; rede diz que foi caso isolado
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O diretor do Procon-SP, Fernando Capez, afirmou nesta terça-feira (19) que pretende multar a rede de supermercado Extra por método vexatório e discriminatório de cobrança. A medida ocorre após uma consumidora de uma loja da rede no Jardim Ângela (zona sul da capital paulista) denunciar em suas redes sociais que o mercado entregava bandejas vazias de carne até que o valor do produto fosse pago no caixa.
“O estabelecimento será multado por ter adotado critério discriminatório, submetendo o consumidor a embaraço e a vexame, sobretudo por adotar critérios diferenciados em razão do bairro e da região”, diz Capez, em vídeo enviado à reportagem.
“Se em outros estabelecimentos, outros bairros não existe esse tipo de exigência, não se justifica que a população do Jardim Ângela seja submetida a um vexame”, ressalta.
O diretor da entidade não falou qual seria o valor da autuação. “Sob o argumento de segurança, o estabelecimento não pode constranger o consumidor e nem submetê-lo a qualquer tipo de vexame ou embaraço”, afirma.
O caso foi denunciado pela ativista Fabiana Ivo em suas redes sociais, na última quinta-feira (14). Em postagem, ela relata que foi comprar uma carne bovina no açougue da loja, recebeu uma bandeja vazia com o código de barras e foi informada que só receberia a carne após pagar.
“Que sensação horrível. E a resposta da minha pergunta [sobre o motivo daquilo] foi ‘para evitar roubo’. Isso é uma afronta a toda a população das quebradas”, escreveu.
Pesquisa Datafolha realizada de 13 a 15 de setembro mostrou que 67% dos brasileiros reduziram o consumo de carne vermelha desde o início do ano, por causa da alta no preço.
O aumento da carne tem feito as famílias brasileiras mudarem seus hábitos de consumo, reduzindo drasticamente as porções na alimentação. De janeiro a agosto deste ano, as carnes bovinas subiram 13,68% nos supermercados do estado de São Paulo. Cortes menos nobre, como o fígado bovino, subiram mais: 24,48%
Resposta
Em nota à reportagem, a rede de supermercado Extra diz que o procedimento de entregar bandejas vazias de carne até que o valor do produto seja pago no caixa não faz parte da política de atendimento de suas lojas e trata-se de uma falha interna processual.
“Desde que teve conhecimento dos relatos, a rede tem tomado providências para que a prática seja imediatamente descontinuada, reforçando com todo o time das lojas, inclusive, as orientações com respeito às normas e procedimentos operacionais autorizados pela empresa, para que tais fatos não voltem a ocorrer”, escreve.
O supermercado ainda afirma que possui um canal específico para denúncias (Ouvidoria) de ações irregulares ou em desacordo com as leis, regulamentos, normas e procedimentos internos, que pode ser acessado pelo site www.gpabr.com/pt/ouvidoria ou e-mail ouvidoria@gpabr.com. “Garantidos o anonimato do denunciante e a confidencialidade de apuração no processo”, diz.