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Segurado quer receber BPC, mas INSS não libera

Pedreiro espera benefício desde 2020 após diagnóstico de problemas na coluna

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São Paulo

O pedreiro Vanderlucio Lopes da Silva, 50 anos, de Araçuaí (MG), está à espera da concessão do BPC (Benefício de Prestação Continuada) —benefício destinado a idosos a partir de 65 anos e pessoas com deficiência em vulnerabilidade social— desde março de 2020. Mesmo após formalizar reclamações contra o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), ele segue sem renda.

“Em março do ano passado, fui diagnosticado com síndrome do pânico e problemas graves de coluna, o que me impede de exercer a minha profissão”, relata Silva à reportagem do Agora.

Vanderlucio Lopes da Silva está sem renda desde março de 2020, quando foi impedido de trabalhar
Vanderlucio Lopes da Silva está sem renda desde março de 2020, quando foi impedido de trabalhar - Arquivo pessoal

Desde que ingressou com o pedido do BPC, ele afirma ter cumprido todas as exigências do órgão previdenciário, inclusive perícia médica e avaliação social —a última, foi em julho deste ano.

“Meu pedido ainda consta em [cumprimento] de exigência, mas não há nada para ser cumprido. Já reclamei na Ouvidoria do INSS e no site FalaBR e dizem que nada consta. Segundo eles, meu pedido está em uma fila única de espera. Mas até quando?”, questiona.

Silva se diz angustiado com a espera e a incerteza se conseguirá o benefício. “As pessoas que estão esperando igual a mim têm contas a pagar, mas parece que ninguém se importa com isso, afinal, seus salários [dos servidores do INSS] caem na conta todo mês”, critica.

O segurado avalia que as leis que garantem o cumprimento de prazos pela Previdência não estão sendo cumpridas. Com isso, a população fica “à mercê da boa vontade do INSS”. “Será que teremos que contar com Deus e esperar por um milagre?”, afirma ele.

Renda é negada; cabe recurso

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) afirma, em nota, que o requerimento do leitor foi indeferido por não atender às exigências legais da deficiência para acesso ao BPC (Benefício de Prestação Continuada). “Em caso de discordância, o usuário pode entrar com um recurso administrativo, que será analisado pela Junta de Recursos da Previdência Social. O prazo para recorrer é de 30 dias, contado a partir da data da ciência da decisão”. O recurso pode ser pedido pelo Meu INSS ou pelo telefone 135.

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