1.500 trabalhadores da Volkswagen terão lay-off em São Bernardo do Campo (ABC)

Segundo Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, fábrica irá trabalhar em apenas um turno em novembro por causa da falta de peças

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Flavia Kurotori Yara Ferraz
São Paulo

A fábrica de São Bernardo do Campo (ABC) da Volkswagen irá aderir ao lay-off (suspensão temporária dos contratos de trabalho) em novembro. A medida afeta 1.500 trabalhadores da linha de produção, que irá operar em apenas um turno. As informações são do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC.

Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (ABC)
Fábrica da Volkswagen em São Bernardo do Campo (ABC) - Zanone Fraissat 17.set.2020/Folhapress

Segundo a entidade, a decisão foi justificada pela falta de peças, problema que afeta o setor automotivo desde o fim de 2020. O principal gargalo é a falta de componentes elétricos, como os chips utilizados em partes eletrônicas dos automóveis, cuja reposição foi afetada pela pandemia de Covid-19.

Tanto que a Anfavea (associação das montadoras) revisou, neste mês, as previsões de produção para 2021. Se houver uma regularização do fornecimento de peças, a projeção é de alta de 10% em comparação a 2020. Porém, se o cenário não for normalizado, o crescimento deve ser de apenas 6% ante o ano passado.

Na fábrica de Taubaté (130 km de SP), a produção da montadora está parada desde o início do mês. Lá, os trabalhadores estão em férias coletivas, com previsão de retorno em 7 de novembro.

"Mais uma vez vamos atravessar um momento muito delicado por falta de componentes eletrônicos no setor automotivo. Sabemos que não é só essa peça que está faltando no setor. A fábrica já anunciou que a partir de novembro vai atuar em um único turno", disse o coordenador do CSE (Comitê Sindical) na Volkswagen, José Nogueira da Silva, o Bigode, em vídeo destinado aos trabalhadores da unidade.

O sindicalista observou, ainda, que a unidade já tem outros 450 funcionários com o contrato de trabalho suspenso. "Precisamos ter habilidade para atravessar esse momento. Vamos acompanhar passo a passo esse futuro que ainda é incerto e contamos com a compreensão de cada um de vocês", finaliza Bigode. Veja vídeo na íntegra:

Procurada pela reportagem, a Volkswagen do Brasil não confirmou a informação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.