Aproximadamente 25 milhões de consumidores que não estão cadastrados no programa Nota Fiscal Paulista têm até este sábado (16) para se inscreverem e resgatar os créditos.
Tratam-se de consumidores do estado de São Paulo ou de fora dele, que fizeram alguma compra com CPF na nota fiscal, porém, não estão cadastradas no portal para ter acesso à grana.
Segundo a Secretaria de Estado da Fazenda, o CPF pode ser incluído automaticamente em compras online em lojas paulistas.
Ao todo, 48 milhões de consumidores --entre inscritos e não inscritos-- devem resgatar créditos, que somam R$ 1 bilhão, até sábado. A grana que não for transferida volta ao Tesouro Estadual.
Vale lembrar que, neste mês, é possível destinar os créditos da Nota Fiscal Paulista para abatimento no IPVA de 2022. Clique aqui e veja o passo a passo para pedir a transferência.
Com a alta procura, o site da Nota Paulista pode apresentar problemas de acesso. A Fazenda diz que está monitorando o funcionamento e recomenda que, caso haja instabilidade, os consumidores tentem acessar o sistema em outros momentos do dia para aliviar a sobrecarga.
Atualmente, os consumidores têm cinco anos para transferir os créditos. Contudo, a partir de domingo (17), as quantias que forem liberadas há mais de 12 meses e não forem resgatadas serão canceladas.
A alteração do prazo de validade ocorreu por meio do artigo 62 da lei nº 17.293/2020. O valor mínimo para transferência é de R$ 0,99. Desde que passou por mudanças, consumidores têm reclamado da redução no valor recebido na Nota Paulista.
Para transferir os recursos para uma conta-corrente ou poupança, o consumidor pode utilizar o aplicativo oficial da Nota Fiscal Paulista pelo tablet ou smartphone, digitar o CPF/CNPJ e senha cadastrada e solicitar a opção desejada.
Quem preferir pode utilizar o site do programa. Nas duas opções, os valores serão creditados na conta indicada em até 20 dias.
Nota Fiscal Paulista | Veja como se cadastrar para resgatar grana
- Aproximadamente 25 milhões de consumidores que não estão cadastrados no programa têm até este sábado (16) para se inscrever e resgatar créditos
- Ao todo, 48 milhões de consumidores --entre inscritos e não inscritos-- devem resgatar créditos, que somam R$ 1 bilhão, até sábado
Como se cadastrar
- Acesse o site da Nota Fiscal Paulista
- Clique em "Cadastro Pessoa Física"
- Preencha as informações solicitadas
- Clique em "Não sou um robô" e "Avançar"
Transferência dos valores para conta bancária
- Acesse o site da Nota Fiscal Paulista
- Faça seu login com CPF e senha
- Na barra cinza horizontal localizadas na parte de cima da tela, passe o mouse sobre a opção “conta corrente”
- Será aberto um menu com três opções. Clique em “utilizar créditos”
- Escolha a opção “crédito em conta corrente” ou “crédito em conta poupança”
- Informe seus dados bancários. A conta bancária deve estar no nome do mesmo titular do CPF
- Digite o valor que deseja resgatar (ao lado aparece a informação de quanto está disponível)
- Confira os dados e confirme a operação
Para quem vai abater no IPVA 2022
- Acesse o site da Nota Fiscal Paulista
- Faça seu login com CPF e senha
- Na tela com as informações sobre a opção de usar os créditos para abatimento do IPVA. Vá em "Continuar"
- Na barra em vermelho, acesse o menu “Conta corrente” e, em seguida, clique em “Utilizar Créditos”
- Selecione a opção “Quitação ou abatimento no valor do IPVA”
- Informe o número do Renavam e clique na palavra "verificar"
- Se a numeração estiver correta, o sistema habilitará o botão "Confirmar" e o campo para o proprietário do veículo informar o valor que vai usar (ao lado, aparecerá quanto você tem de créditos atualmente)
- Após clicar em "Confirmar", o sistema mostrará uma ficha com o nome do proprietário e todos os detalhes do carro (placa, Renavam, marca/modelo, ano de fabricação, combustível), além do valor do crédito utilizado
- Clique em "Confirmar" ou "Corrigir Dados"
Desbloqueio da senha
O consumidor que se esqueceu da sua senha deve acessar o site do programa e clicar em "Esqueci minha senha". Ao digitar seu CPF e clicar em "OK" serão apresentadas três opções:
- Envio de frase para lembrar a senha (por email)
- Envio de endereço de página para cadastramento de nova senha (por email)
- E, por último, a opção "Recadastrar". O estado sugere usar essa opção em último caso, por exemplo, se o consumidor esqueceu a senha e mudou o email. Por questões de segurança, essa opção requer envio de correspondência ou comparecimento ao Procon, Poupatempo ou Secretaria da Fazenda e Planejamento para desbloquear a senha. A medida é tomada para evitar fraudes e criação de contas falsas. O agendamento de atendimento, presencial ou online, é feito por meio da página https://senhafacil.com.br/agendamento/#/home.
Fique atento
O consumidor que tiver certificado digital (e-CPF ou e-CNPJ) pode acessar utilizando o certificado digital, por meio do site do programa
Fonte: Secretaria da Fazenda de São Paulo e reportagem
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.