Policiais de SP protestam nesta sexta (15) por reajuste salarial

Representantes das polícias Militar, Civil, Penal e Técnico-científica participam de manifestação

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Policiais do estado de São Paulo fazem manifestação nesta sexta-feira (15), a partir das 10h, pelo reajuste salarial. O ato unificado, marcado no Batalhão da Rota, no centro, marca o início da campanha salarial da categoria, que segue até dezembro, quando o governo estadual deve apresentar o Orçamento prevendo ou não a reposição nos salários.

A previsão é que entidades representantes de oficiais, cabos e soldados e pensionistas da PM (Polícia Militar), delegados, investigadores e escrivães da Polícia Civil, Polícia Penal e peritos da Técnico-Científica participem da manifestação.

Viatura da PM em posto policial na capital paulista
Viatura da PM em posto policial na capital paulista - Rubens Cavallari 15.fev.2019/Folhapress

Ainda que o ato seja concentrado na capital paulista, a expectativa é que ocorra manifestações em todo o estado com a ajuda de associações e sindicatos que possuem sedes no interior e no litoral.

Trata-se de uma ação unificada, portanto, a reivindicação de aumento dos salários não é homogênea, dependendo da realidade de cada uma das polícias. O Agora apurou que o documento com as principais reivindicações está sendo elaborado e deve ser enviado ao Palácio dos Bandeirantes nos próximos dias.

"Todas as polícias estarão unidas por salários compatíveis e por condições de trabalho para oferecer para a população paulista a segurança pública que ela merece", assinala Raquel Kobashi Gallinati, presidente do Sindpesp (Sindicato dos Delegados de Polícia do Estado de São Paulo).

Segundo a entidade, o governo de João Doria (PSDB) prometeu que a Polícia Civil paulista seria a mais bem paga do Brasil, no entanto, os agentes recebem os piores salários do país.

Exemplo é que um delegado em São Paulo ganha R$ 10.382,48, enquanto o mesmo profissional recebe R$ 24.451,11 no Mato Grosso, estado com a maior remuneração, de acordo com pesquisa do Sindpesp.

Em janeiro de 2020, policiais do estado de São Paulo e demais profissionais da área de segurança tiveram reajuste de 5% no salário-base. ​Foram contemplados agentes das polícias Militar, Civil e Técnico-científica e os agentes da Secretaria de Estado da Administração Penitenciária, totalizando 286 mil profissionais.

Em nota, a SSP (Secretaria de Segurança Pública) afirma que investe continuamente na valorização e melhoria da carreira policial. "Desde 2019, a atual gestão tem trabalhado para recompor e ampliar o efetivo das forças de segurança, tendo contratado mais de 10 mil policiais", acrescenta.

A secretaria adiciona, ainda que equiparou o auxílio alimentação dos agentes e ampliou a bonificação por resultados, que passou a ser bimestral. "O Governo do Estado, por meio da SSP, também tem investido fortemente na capacitação dos policiais, na expansão das unidades e na aquisição de armas, viaturas e equipamentos de inteligência policial", completa o comunicado

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.