Citroën faz 100 anos com série especial para toda linha
Série Origins terá 550 unidades no total; marca promete lançamentos
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Em 1919 a Citroën construiu seu primeiro carro, o Type A. Desde então marcou história com modelos, como o Traction Avant, pioneiro em uso de tração dianteira, DS, 2CV entre outros ícones da indústria.
Foi marcada por inovações em sistemas de suspensão e desenhos ousados por dentro e por fora de seus modelos.
Hoje, no Brasil, a marca tem uma linha mais modesta, com apenas quatro modelos de automóveis de passeio e todos ganharam uma série especial para comemorar a efeméride.
Ao todo, serão disponibilizadas 550 unidades dos modelos exclusivos.
O mais barato deles é o C3. Equipado com motor 1.6 de até 118 cv. Ganhou pintura bronze em detalhes dos frisos laterais e rodas na cor cinza. Há também faixas e o logotipo Origins nas portas. Serão 100 unidades vendidas do modelo e 100 da minivan C3 Aircross, com os mesmos detalhes.
O carro-chefe da marca hoje é o SUV C4 Cactus. O modelo ganha bancos pesonalizados, rodas 17" pintadas de preto e os adereços que existem na linha C3. É o carro que terá maior oferta na série 100 Anos, com 300 unidades disponíveis para venda.
Já o C4 Lounge, sedã médio da marca, terá apenas 50 carros fabricados. Tem bancos revestidos de couro alcantara e rodas pretas. Tanto o Lounge quanto o Cactus estão disponíveis com motor 1.6 turbo de até 173 cv.
Um lançamento por ano até 2023
A Citroën sabe que não vive bom momento no Brasil e prepara uma reformulação de sua linha, que, na verdade, começou pela chegada do SUV compacto C4 Cactus no ano passado.
A primeira cartada será outro utilitário esportivo, o C4 Aircross. O modelo divide base mecânica com o Peugeot 3008 (R$ 139.990) e deve disputar na mesma faixa de preço.
O motor também será o mesmo, o 1.6 turbo de 173 cv.
Os outros dois lançamentos ainda não estão confirmados, mas a aposta clara é em outros SUVs.
A reportagem mostrou no último sábado (15) que a categoria já ocupa um quarto do mercado brasileiro.
Uma possibilidade é a chegada de um novo utilitário pequeno, baseado na nova geração do C3. Na Europa, é conhecido como C3 Aircross, mas a versão para países emergentes ainda está em desenvolvimento.
O terceiro modelo deve ser substituto de algum carro já vendido no Brasil. Como o novo Peugeot 208 será fabricado em Porto Real (RJ), o novo C3 pode vir na esteira. Outra possibilidade seria um sedã médio para o lugar do C4 Lounge, que é feito na Argentina. (com Folha)