Nissan Leaf começa a ser vendido com motor 100% elétrico
Hatch chega ao Brasil por R$ 195 mil e marca vai instalar carregador residencial
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Depois do Renault Zoe (R$ 149.990), agora é foi a vez do Nissan Leaf começar as suas vendas no Brasil, consolidando a invasão dos carros elétricos no país.
As vendas começam nesta semana por R$ 195 mil. O valor inclui um pacote completo de equipamentos, com piloto automático adaptativo, alertas de ponto cego, entre outros itens de segurança e conforto.
Mas vamos ao que interessa: a novidade do Leaf é usar um motor 100% elétrico abastecido por baterias que podem ser recarregadas na garagem de casa. A própria Nissan promete instalar os equipamentos necessários para quem comprar o carro.
Vem também com um cabo de emergência e um adaptador para ser usado em outros lugares com uma tomada disponível. O conector fica na frente do carro, abaixo do capô.
Com a bateria cheia, o hatch da Nissan pode rodar até 389 km, segundo o padrão europeu de medição, mas essa autonomia vai variar conforme a condução de cada motorista, como em um carro a gasolina.
O conjunto de baterias foi atualizado para o Leaf que chega ao Brasil. São de ion-lítio de 40 kWh. O motor tem o equivalente a 149 cv de potência e torque de 32,6 kgfm disponível desde que o carro é ligado.
A marca não divulgou dados de desempenho, mas em carros elétricos a aceleração costuma ser bem rápida, apesar da velocidade final não ser muito alta.
Outra vantagem dos modelos movidos a eletricidade é a baixa manutenção. Com menos peças móveis, o motor não exige troca de fluidos, por exemplo. Os freios também são poupados. Basta o motorista tirar o pé do acelerador para o Leaf frear e até parar. O pedal da esquerda só é necessário em uma parada de emergência.