Vacinação contra sarampo começa hoje na capital paulista
Cidade teve primeiro caso autóctone da doença desde 2015
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
A capital terá nesta segunda-feira (10) o início da campanha de vacinação contra o sarampo. Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, a meta é imunizar 2,9 milhões de pessoas de 15 a 29 anos até 12 de julho.
Segundo a administração municipal, o dia D da campanha, com a abertura dos postos de saúde aos sábados, está marcado para o próximo dia 29.
Há três semanas, a capital teve o primeiro caso autóctone (contágio dentro da cidade) da doença desde 2015. O fato de haver uma transmissão local aumenta o nível de alerta da secretaria, que indica que o vírus já pode estar em circulação no município.
O boletim epidemiológico do Ministério da Saúde de 16 de maio mostra que 36 casos já tinham sido registrados em todo o estado de São Paulo.
Altamente contagioso, o sarampo é transmitido pela saliva ou secreções expelidas quando o infectado tosse, espirra ou fala. Febre acima de 38,5°C, tosse, coriza e manchas vermelhas na pele são alguns sintomas. As complicações decorrentes da doença podem levar até mesmo à morte.