Policiais salvam bebê de um mês que estava engasgado; veja vídeo
Mãe da criança procurou base policial na zona leste da capital paulista após filho engasgar mamando
Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
Policiais militares salvaram um bebê que estava engasgado, após a mãe da criança procurar ajuda na 2ª Cia. do 2º Batalhão da corporação, na região da Vila Jacuí (zona leste da capital paulista), por volta das 18h desta quinta-feira (16).
O bebê, do sexo masculino, acabou levado em seguida ao hospital Ermelino Matarazzo, onde foi avaliado e em seguida liberado para os pais.
O sargento Ricardo Vieira foi o primeiro policial abordado, quando a mãe chegou com a criança na companhia da PM, que realizava a troca de turno de policiais. “A mulher entrou com o bebê nos braços, desesperada, pedindo ajuda na recepção. O filho dela estava sem respirar”, afirma o policial.
A mãe do bebê, que não teve o nome informado, afirmou aos policiais que o filho mamava, quando engasgou e parou de respirar. Como a casa da família fica a cerca de 500 metros da base policial, ela correu até o local para pedir ajuda.
“Assim que ela entrou [na base] deixou o bebê em meus braços e comecei a realizar na criança a manobra Heimlich”, disse o PM, se referindo a uma técnica que força o diafragma de vítimas engasgadas, para desobstruir as vias aéreas.
Segundo um vídeo feito com celular, enquanto a criança é amparada por quatro policiais, outro acalma a mãe da criança.
O socorro durou cerca de um minuto, até o momento em que a criança começou a chorar, após uma PM conseguir fazer o bebê voltar a respirar usando a boca e desobstruindo as vias respiratórias do menino.
O sargento afirmou que as técnicas de primeiros socorros são ensinadas a todos os PMs durante sua formação. “Todos os pais deveriam aprender também essas manobras, para poder auxiliar os filhos em situações de risco”, afirmou.