Turistas dispensam areia para jogar games na Praia Grande

Arenas montadas nas praias Tupi, do Forte e Vila Caiçara atraem jogadores de todas as idades

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

Praia Grande (SP)

O céu nublado foi um convite para dezenas de turistas que estavam na praia Tupi, na Praia Grande (71 km de São Paulo), conhecerem a Arena Geek, na sexta-feira (3). No local, existem dois contêineres com dez televisores cada, onde crianças e adultos de todas as idades podem jogar diversos games.

Quem foi até lá pôde jogar uma partida de futebol no PES 2020 ou se aventurar com o Dragon Ball. Cada um pode ficar cinco minutos jogando, quando existe fila do lado de fora. Se não tiver ninguém na espera, o tempo é livre.

Embora a possibilidade de jogar game de frente para a praia tenha atraído principalmente crianças, muitos adultos também se aventuraram nos jogos, alguns para acompanhar filhos e sobrinhos, e outros também para se divertirem.

A Arena Geek é uma iniciativa da Prefeitura de Praia Grande, e o uso dos games é gratuito. No local há várias atividades que começam às 9h, mas a sala de games é liberada somente às 13h30.

Para entrar no espaço, que é climatizado, os instrutores exigem que os frequentadores estejam secos e com as mãos limpas de areia, para não estragar os equipamentos.

“A gente tem o público tradicional da praia que queremos impactar. Muitas vezes, não é incomum vermos a família na praia e o filho no celular. E aí conseguimos atender todo esse público”, disse Everton Santos Mendes, diretor de eventos da Secretaria de Cultura e Turismo da Praia Grande.

As estruturas foram montadas no fim do ano passado e deverão funcionar até o dia 25 de fevereiro. Ao lado do espaço para games, existe um palco no qual as pessoas podem participar do Just Dance, uma plataforma que permite que interagir com o jogo dançando.

Além da arena na praia Tupi, uma outra similar está disponível na praia da Vila Caiçara. Já na praia do Forte foi montada uma arena com jogos online. Para quem não curte games, outras seis arenas estão espalhadas pela cidade com shows musicais, dança e outras atividades.

Iniciativa agrada crianças e adultos

Estava difícil para Ivana Cristine de Oliveira, 31 anos, convencer seu filho Gabriel Rodrigues, 6 anos, de que o tempo permitido para jogar vídeogame na Arena Geek havia acabado. O menino queria jogar mais e não ficou muito satisfeito ao descobrir que precisa sair do local para dar vez a outra pessoa.

“Se tiver que escolher entre brincar na areia [da praia] e jogar videogame ele prefere o videogame, sem dúvida”, conta a moradora de Itaquera, na zona leste da capital paulista.

Ivana, que foi passar o fim de ano com a mãe que mora na Praia Grande, adorou a novidade. “Eu achei maravilhoso. É muito bom para eles [crianças] se entreterem”, afirma.

Opinião parecida tem o jovem Nicolas Gomes, 12 anos. Também morador da zona leste de São Paulo, ele prefere ficar na frente da telinha. “Eu curto [videogames]. Melhor do que ir no mar”, diz o jovem.

Ari Gomes, 55 anos, pai de Nicolas, aproveita o local para passar mais tempo com o filho em um prazer que eles têm em comum.

“Achei inovador, bem diferente esta ideia [de montar a arena na praia]. Uma forma de trazer a juventude para rua. Mas não estou aqui só para acompanhá-lo [filho] não, eu gosto bastante”, explica o morador da Vila Industrial. 

Espaço na praia do Forte só funciona parcialmente

Na praia do Forte, a terceira Arena Geek, que é voltada para jogos online, ainda não está com os games disponíveis. Segundo instrutores que trabalhavam no local, nesta sexta-feira (3), ocorreram problemas com a instalação da internet, o que impossibilitou a inauguração do espaço.

Nesta arena, existem 40 computadores que serão ligados a internet e permitirão que os frequentadores joguem clássicos dos jogos digitais como Fortnite e League of Legends (LOL). A promessa da Prefeitura da Praia Grande é que já no dia 9 de janeiro ocorra, inclusive, um campeonato no local entre os jogadores.

A Secretaria de Cultura e Turismo da Praia Grande afirmou que “a Arena Geek do Forte funciona parcialmente, com atividades de Just Dance no palco, instrutores temáticos e DJs”.

Ainda segundo a pasta, os locais nos quais os computadores estão sendo instalados “passam por ajustes técnicos finais e na próxima semana (de quinta a domingo) a arena estará funcionando com 100 % de sua capacidade”.

Para garantir a segurança de moradores e turistas, a Praia Grande recebeu mais 400 policiais militares da Operação Verão, que vão atuar durante toda a temporada de verão.

Notícias relacionadas