Ministério da Saúde vai ligar para 125 milhões em busca de casos de coronavírus
Robô vai perguntar nome e a cidade da pessoa e se ela tem sintomas
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O Ministério da Saúde fará ligações telefônicas para monitorar, à distância, a saúde da população em meio à pandemia do novo coronavírus. A iniciativa é uma forma de identificar pessoas que pertencem ao grupo de risco e as que tenham sintomas da Covid-19 por meio de ligações automáticas e aleatórias e encontrar possíveis casos da doença. A previsão é que sejam feitas ligações para 125 milhões de pessoas em todo o país.
Segundo o ministério, as ligações serão feitas por um robô que vai perguntar o nome, a cidade onde mora, com quem ela compartilha a moradia, se faz parte do grupo de risco e se tem sintomas da Covid-19. A iniciativa, segundo o ministério, permitirá a busca ativa para identificar antecipadamente pessoas vulneráveis, com sinais e sintomas de infecção por coronavírus.
“É como se fosse uma consulta, por meio de uma voz artificial, que vai fazer uma triagem. Vai fazer algumas perguntas para saber se pode te acompanhar. É um sistema de inteligência artificial que irá nos ajudar muito”, explicou o ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, em entrevista coletiva.
Para que as pessoas tenham certeza que a chamada é do Ministério da Saúde, e não um golpe ou um trote, o número 136 aparecerá no identificador de chamada do telefone, o mesmo número do Disque Saúde.
Segundo o ministério, a ação também permitirá o monitoramento à distância das pessoas em isolamento domiciliar, e o acompanhamento do estado de saúde durante todo o período. “Caso a pessoa apresente piora dos sintomas, será orientada por um profissional de saúde a procurar um posto de saúde ou hospital de referência”, diz o ministério, por meio de nota.
Aplicativo
Outra ferramenta que o Ministério da Saúde está usando para monitorar os casos de Covid-19 é o aplicativo Coronavírus SUS, que agora vai enviar mensagens e alertas aos celulares e tablets, mesmo com aplicativo fechado ou não sendo utilizado naquele momento. O aplicativo está disponível nas lojas virtuais do governo federal das plataformas digitais.