Voluntárias fazem aventais para hospital na zona leste de SP

Fabricação precisa de doação de tecido para aumentar a produção

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

Nas últimas semanas, três mulheres de São Miguel Paulista (zona leste), produzem aventais para que os profissionais de saúde possam atuar no combate ao novo coronavírus.

O material é enviado ao hospital Santa Marcelina, instituição filantrópica privada de Itaquera, também na zona leste. Porém, o trabalho voluntário, tem dificuldade para conseguir a matéria-prima.

As irmãs Ana Lucia (camiseta listrada) e Alcir Bastos (vestido rosa) junto com uma vizinha costureira, Josefina Cattani, confeccionam aventais para os hospitais Santa Marcelina - Rubens Cavallari/Folhapress

Depois de ficar dias sem o TNT, tecido utilizado para a confecção, dois rolos foram fornecidos pelo próprio hospital. Com este volume, elas conseguem fazer 29 aventais, diz Ana Lúcia Bastos de Oliveira, 62 anos.

"Minha irmã tem uma máquina de costura e eu vou ajudando de outras formas. O hospital mesmo que pediu nossa ajuda", diz. "No começo, nas primeiras vezes mandaram o avental já cortado só para fechar, mas desta vez veio o rolo de tecido", afirma a voluntária.

Uma vizinha de 69 anos também costuma ajudar. "Ela está sempre colaborando conosco. O trabalho é organizado pela pastoral do hospital", afirma.

Por telefone, a assessoria de imprensa do hospital Santa Marcelina disse que a instituição médica está solicitando doações e trabalho voluntário.

Segundo o hospital, o volume de atendimentos subiu e existe dificuldade para achar produtos no mercado por causa da pandemia.

O hospital negou que o equipamento esteja em falta nas atividades, mas admitiu que os materiais de proteção estão contados, por isso os pedidos de doações e trabalho voluntário.

Em nota, a entidade afirma que é importante ligar ou doar para as opções oficiais, "pois assim conseguimos garantir que a doação chegue até o hospital de maneira correta e segura".

"Para ajudar o Hospital Santa Marcelina de Itaquera com doação em dinheiro (qualquer quantia), trabalho voluntário, doação de sangue, doação de materiais e insumos hospitalares, alimentos ou força de trabalho, ligue para nossa central de atendimento", diz o texto.

Notícias relacionadas