Voluntárias fazem aventais para hospital na zona leste de SP
Fabricação precisa de doação de tecido para aumentar a produção
Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados
Você atingiu o limite de
5 reportagens
5 reportagens
por mês.
Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login
Nas últimas semanas, três mulheres de São Miguel Paulista (zona leste), produzem aventais para que os profissionais de saúde possam atuar no combate ao novo coronavírus.
O material é enviado ao hospital Santa Marcelina, instituição filantrópica privada de Itaquera, também na zona leste. Porém, o trabalho voluntário, tem dificuldade para conseguir a matéria-prima.
Depois de ficar dias sem o TNT, tecido utilizado para a confecção, dois rolos foram fornecidos pelo próprio hospital. Com este volume, elas conseguem fazer 29 aventais, diz Ana Lúcia Bastos de Oliveira, 62 anos.
"Minha irmã tem uma máquina de costura e eu vou ajudando de outras formas. O hospital mesmo que pediu nossa ajuda", diz. "No começo, nas primeiras vezes mandaram o avental já cortado só para fechar, mas desta vez veio o rolo de tecido", afirma a voluntária.
Uma vizinha de 69 anos também costuma ajudar. "Ela está sempre colaborando conosco. O trabalho é organizado pela pastoral do hospital", afirma.
Por telefone, a assessoria de imprensa do hospital Santa Marcelina disse que a instituição médica está solicitando doações e trabalho voluntário.
Segundo o hospital, o volume de atendimentos subiu e existe dificuldade para achar produtos no mercado por causa da pandemia.
O hospital negou que o equipamento esteja em falta nas atividades, mas admitiu que os materiais de proteção estão contados, por isso os pedidos de doações e trabalho voluntário.
Em nota, a entidade afirma que é importante ligar ou doar para as opções oficiais, "pois assim conseguimos garantir que a doação chegue até o hospital de maneira correta e segura".
"Para ajudar o Hospital Santa Marcelina de Itaquera com doação em dinheiro (qualquer quantia), trabalho voluntário, doação de sangue, doação de materiais e insumos hospitalares, alimentos ou força de trabalho, ligue para nossa central de atendimento", diz o texto.