Osasco instala tenda de higienização em frente à estação de trem

Medida é uma forma de limpeza, mas não é suficiente para evitar a Covid-19

São Paulo e São Paulo

Nesta pandemia, cerca de 80 mil pessoas circulam diariamente pela estação Osasco (Grande SP) da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos). Desde esta segunda-feira (13), quem passa por ali encontra uma tenda de higienização. A medida foi implantada pela prefeitura, sob gestão de Rogério Lins (Podemos), para tentar combater a disseminação do novo coronavírus.

Segundo a administração municipal, antes de passar pela tenda, a pessoa é orientada por funcionários a manter os braços abertos. Assim, um vapor é borrifado sobre ela, higienizando as roupas e pertences pessoais, como bolsas e sacolas.

Os jatos são liberados entre 6h e 23h ininterruptamente. Entre 23h01 e 5h59, eles são acionados por sensores de movimento.

O vapor liberado durante a higienização é composto por extrato vegetal com hipoclorito de sódio diluído em água. A prefeitura afirma que não há nenhuma contraindicação e que a substância segue as especificações do Conselho Federal de Química.

No entanto, isso não significa que a tenda é suficiente para evitar a Covid-19. “Trata-se de uma medida de higienização, mas o cidadão deve manter as demais medidas de prevenção”, explica a gestão municipal.

A prefeitura afirma que é necessário seguir as orientações dos órgãos de saúde como lavar as mãos com água e sabão, utilizar álcool em gel, máscara, evitar aglomerações e higienizar os produtos que leva para casa.

Na próxima semana, a prefeitura diz que mais uma tenda entrará em funcionamento na estação de trem Presidente Altino. Além disso, a gestão informa que estuda ampliar o serviço para outros locais.

Segundo a administração, as tendas irão permanecer durante toda a quarentena. A passagem pela tenda é opcional. Caso a pessoa não queira, basta seguir caminho pelas saídas laterais.

Higienização pessoal

João Prats, infectologista do hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo, afirma que as soluções com cloro são muito boas para limpar o ambiente. No entanto, a medida não é a mais a mais eficaz no combate ao coronavírus.

"A concentração que serve para limpar o ambiente do coronavírus faria mal para a pele, olhos e poderia manchar também as roupas. Outro problema é que essa solução borrifada dificilmente conseguirá chegar adequadamente as mãos, que são o lugar mais preocupante para a transmissão da covid-19", explica

Segundo ele, mesmo que chegasse nas mãos a solução, seria necessário esfregar adequadamente para que a solução funcionasse como prevenção. Não é o toque nas roupas que mais preocupa na transmissão do novo coronavírus, é a mão e a tosse. Ou seja, é mais eficaz seguir com álcool em gel nas mãos e máscaras no rosto de quem está com tosse ou sintomas de gripe", diz.

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.