Covas define regras para reabertura de bares e restaurantes na capital paulista

Prefeito também divulgou protocolo para salões de beleza e barbearias

Conteúdo restrito a assinantes e cadastrados Você atingiu o limite de
por mês.

Tenha acesso ilimitado: Assine ou Já é assinante? Faça login

São Paulo

O prefeito Bruno Covas (PSDB) assinou neste sábado (4) os protocolos com as regras para reabertura de restaurantes, bares, salões de beleza e barbearias, que voltam a funcionar nesta segunda-feira (6).

Maria Tereza, dona do restaurante Hibisco, na Vila Olímpia, já colocou divisórias de acrílico e separou as mesas - Ronny Santos/ Folhapress

Na cerimônia, o presidente da Câmara dos Vereadores, Eduardo Tuma (PSDB), fez um apelo ao governador João Doria (PSDB), para que seja revisto o horário de funcionamento de bares e restaurantes para até as 22h, e não até as 17h, como passa a valer na capital paulista na flexibilização.

"Aqui vou citar dois grandes ramos do setor: pizzarias e restaurantes japoneses, que só abrem no período noturno, vão obrigatoriamente ficar fechados graças à determinação do governo do estado, Por isso a revisão é absolutamente necessária", disse Tuma.

As novas regras liberam os comércios para funcionarem seis horas por dia, com lotação de 40% da capacidade.

O presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Percival Maricato, diz que "metade do setor não vai abrir" com o limite de funcionamento às 17h. "Se a gente fizer a lição de casa, que é cumprir os protocolos, creio que entre duas ou três semanas a gente consiga essa extensão do horário."

Dono de uma tradicional pizzaria na Vila Mariana (zona sul de SP), Marcio Faustino se queixa do horário. "Acho que a abertura poderia contemplar o horário noturno, seguindo as regras de distanciamento, protocolos sanitários e atendendo apenas com reservas antecipadas", afirmou Faustino, que teve que aderir ao programa de suspensão e redução de jornada de trabalho para minimizar os efeitos da pandemia.

Salões

Já os donos de salões de beleza e barbearias comemoraram. "A reabertura vai minimizar os prejuízos acumulados pela categoria que está há mais de 100 dias sem trabalho", disse Márcio Michelasi, presidente nacional do Sindicato Pró-Beleza. Segundo ele, com a volta, clientes e profissionais estarão mais seguros.

Veja as novas regras:

Bares e restaurantes

• Ocupação deve ser limitada a 40% da capacidade máxima
• Mesas terão de ter dois metros de distância entre elas. Já as cadeiras terão de ter um metro de afastamento
• Máximo de seis pessoas por mesa
• O cliente só poderá deixar de usar a máscara quando estiver sentado em sua mesa
• Consumo permitido apenas nas mesas, sempre sentado
• Marcação no piso indicando distanciamento de 1,5 m nos locais em que são formadas filas, como no caixa, buffet, banheiro, entrada e saída
• Disponibilidade de álcool em gel em áreas de uso comum e nos locais de pagamento
• Temperos e condimentos em sachês ou em porções individualizadas diretamente da cozinha a cada cliente
• Os cardápios deverão ser disponibilizados por meio de plataformas digitais (site do estabelecimento, menu digital via QR Code ou aplicativo) ou cardápios de grande porte e visibilidade dispostos nas paredes do estabelecimento
• Disponibilizar formas de pagamento alternativas como transferência bancária e pagamentos por aproximação, que não necessitam contato com o caixa e máquinas de cartão
• Funcionários devem usar viseira de acrílico, além de máscaras e luvas
• Locais precisam ser ventilados. Em ambientes climatizados, o ar-condicionado precisa estar higienizados
• Os comércios poderão funcionar 6 horas diárias, não podendo ficar abertos após as 17h



Salões de beleza, estética e barbearias

• Ocupação deve ser limitada a 40% da capacidade máxima
• Disponibilizar álcool em gel 70% para higienização das mãos e medidas para higienização das solas do sapato, como um borrifador com álcool 70% ou água sanitária, para funcionários e clientes
• Deixar em evidência a indicação de distanciamento mínimo de 1,5 m entre as pessoas
• Aferir a temperatura dos clientes antes de entrar no estabelecimento
• Uso obrigatório de máscaras para clientes e funcionários
• Os atendimentos devem ser realizados, preferencialmente, mediante agendamento prévio, evitando-se filas de espera
• Questionar se o cliente apresentou febre ou sintomas de gripe antes de agendar o horário
• Deixar margem de tempo entre os agendamentos para realizar higienização dos equipamentos
• Os funcionários deverão utilizar touca, máscara reutilizável e óculos de proteção ou protetor facial, gorro, avental impermeável de mangas longas e luvas para tratamentos.
• Dois ou mais profissionais estão proibidos de atender o mesmo cliente de forma simultânea
• Deixar os primeiros horários da agenda para pessoas do grupo de risco, como idosos, hipertensos, diabéticos etc.


Fonte: Diário Oficial da Prefeitura de São Paulo

Notícias relacionadas