Mortes de motociclistas estabilizam na capital paulista em julho

Ocorrências ficam estáveis em junho e julho, após subir em maio, na quarentena

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

O índice de óbitos de motociclistas na cidade de São Paulo pouco variou no último mês de julho com relação ao mesmo período do ano passado, segundo os novos números do Infosiga, o sistema de dados do Governo de São Paulo, gestão João Doria (PSDB).

O relatório, divulgado na quarta-feira (19), mostra que 21 motociclistas morreram na capital paulista no mês passado, ante 24 em julho de 2019. Na relação que contempla todos os registros em vias e rodovias do Estado, o número se manteve (139).

Após um aumento de 38% em maio no território paulistano durante a quarentena pelo novo coronavírus - que aumentou a demanda por serviços de moto -, o mês de junho mostrou desaceleração (-36%), quando ocorrências fatais desse tipo somaram 14, contra 22 no ano passado. Apesar disso, no acumulado dos sete primeiros meses de 2020, foram 11 mortes a mais relação a 2019. Na comparação entre os períodos, chama atenção, ainda, a inversão entre motoqueiros e pedestres - os últimos lideravam os índices na medição anterior, mas, com o isolamento social, as mortes de pedestres tiveram queda.

Ainda na capital, o total de fatalidades (não só por moto, mas também automóveis, bicicletas e óbitos de pedestres) caiu 32% (48 no último relatório, contra 71 em 2019).

Motociclistas trafegam enter os carros em avenida da zona sul de São Paulo - Karime Xavier - 14.jul.20/Folhapress

De acordo com o Infosiga, no Estado, 12 das 16 regiões administrativas tiveram reduções em óbitos gerais. A cidade de Marília (438 km da capital paulista) registrou a maior queda, passando de 28 fatalidades em julho de 2019 para 8 neste ano (-71%).

Já na região de Franca (400 km de SP) foi praticamente o oposto, com um salto de 8 ocorrências fatais para 24 no mesmo período (200% a mais). De modo geral, no Estado, a maior parte das vítimas é do sexo masculino (87,3%) e condutor do veículo (61,7%), enquanto as colisões entre veículos foram o principal tipo de acidente (38,6%).

Quanto a outros modais, houve queda (de 23,9%) de mortes em automóveis e de 12,8% em bicicletas.

Resposta

A Prefeitura de São Paulo, gestão Bruno Covas (PSDB), por meio da Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes, diz que está executando o Plano de Segurança Viária, cujas ações, segundo o relatório anual de acidentes de trânsito elaborado pela Companhia de Engenharia de Tráfego, resultaram numa redução de 18,9% nos acidentes fatais de motociclistas na comparação com o ano de 2018 (297 ante 366).

Ainda segundo a administração municipal, o Plano de Segurança Viária prevê diversas ações com foco na segurança dos motociclistas como, por exemplo, a restrição da circulação de motos na pista expressa da Marginal Pinheiros em direção à rodovia Castello Branco e a fiscalização com uso de radar pistola em toda a cidade.

A Prefeitura afirma ainda que foram realizadas ações educativas envolvendo 4,5 mil motociclistas.

Já sobre os números divulgados pelo Infosiga, o órgão diz que os dados têm metodologia diferente à utilizada pela CET e que são "mais uma forma de contribuição para reforçar a análise e aperfeiçoar o planejamento".

Dados do relatório

  • O número de mortes por acidentes e fatalidades de trânsito caiu nos primeiros 7 meses deste ano, na comparação com o mesmo período do ano passado
  • As informações são de ocorrências em vias urbanas e rodovias do estado de São Paulo
  • Em 2020, foram registrados 2.726 óbitos, contra 3.078 em 2019

De janeiro a julho deste ano:

  • Mortes de motociclistas lideraram, seguidas por óbitos de pedestres, vítimas em automóveis e ciclistas
  • Homens são a maioria (80,44%) das vítimas
  • Os óbitos foram majoritariamente na faixa etária dos 18 aos 24 anos
  • Os acidentes fatais foram, principalmente, as colisões, seguidas por atropelamentos e choques

Mortes de motociclistas

Na capital

Meses 2019 2020 Variação
Janeiro 32 23 -28,1%
Fevereiro 20 22 10%
Março 21 39 85,7%
Abril 17 17 0
Maio 29 40 37,9%
Junho 22 14 -36,3%
Julho 24 21 -12,5%
Total 165 176 6,6%

No estado

Meses 2019 2020 Variação
Janeiro 430 405 -5,8%
Fevereiro 347 388 11,8%
Março 429 454 5,8%
Abril 402 342 -14,9%
Maio 487 388 -20,3%
Junho 501 347 -30,7%
Julho 482 402 -16,6%
Total 3.078 2.726 -11,4%

Fonte: Infosiga SP (Governo do Estado de São Paulo)

Notícias relacionadas