Mortes de motociclistas sobem 38% em SP durante quarentena

Na capital paulista, 40 pessoas de moto morreram em maio deste ano, contra 29 no mesmo período de 2019

Embora os acidentes gerais de trânsito em São Paulo tenham diminuído durante a quarentena, as mortes envolvendo motociclistas subiram, especialmente na capital paulista.

É isso que revelam os novos números do Infosiga, o sistema de dados do Governo de São Paulo, gestão João Doria. De acordo com o estudo publicado nesta sexta-feira (19), 40 motociclistas morreram na cidade em maio deste ano, contra 29 no mesmo período de 2019, um aumento de 38%. No estado inteiro o aumento de óbitos envolvendo motociclistas foi de 7,2%, com 179 frente a 167 no ano passado.

São Paulo teve um aumento no número de motociclistas, apesar da quarentena - Rivaldo Gomes/Folhapress

Todos os outros modais foram positivos. Na cidade de São Paulo, foram 70 mortes em vias paulistanas durante a quarentena de maio, enquanto no ano passado o número de acidentes fatais chegou a 82, queda de 15%. O destaque fica por conta da redução de 56% nos atropelamentos de pedestres, passando de 34 para 15.

No total do Estado, a maior queda entre os índices ocorreu entre os pedestres: foram registradas 73 fatalidades contra 130 em maio do ano passado (-43,8%). A baixa também foi significativa entre os ciclistas, com 28 ocorrências fatais em maio contra 38 em 2019 (-26,35%), 93 motoristas vieram a óbito em acidentes de carro, quantidade também inferior.

A pandemia pode ter contribuído para a redução nos índices, levando as medidas de isolamento social em consideração. Ao todo, 387 pessoas morreram em maio nas vias paulistas, ante a 487 no ano passado, uma queda de 20,5%.

Ainda conforme os dados do Infosiga, em 68% dos casos, as vítimas são os próprios condutores dos veículos. Homens seguem como as os principais atingidos nos acidentes (86% do total), e as ocorrências estão concentradas nos finais de semana (51,7%) e no período noturno (54,8%). Cerca de 47% das vítimas faleceram nos hospitais.

A cidade de Franca, no interior do Estado, foi a com a maior redução nas mortes: uma queda de 63%. Enquanto Registro liderou os locais com aumento de acidentes, com o dobro em maio deste ano na comparação com 2019.

Resposta

A Prefeitura de São Paulo afirma que está executando o "Plano de Segurança Viária 2019-2028 - Vida Segura, que tem como objetivo transformar a capital em uma das cidades com tráfego mais seguro do
mundo".

Segundo a administração municipal, diversas ações vêm sendo adotadas para aumentar a segurança dos
motociclistas "como, por exemplo, a restrição da circulação de motos na pista expressa da Marginal Pinheiros sentido Castello Branco e a fiscalização com uso de radar pistola em toda a cidade".

Ainda de acordo com a gestão, foi assinado, no ano passado, um termo de cooperação entre a prefeitura e empresas de entrega por aplicativo, com foco em medidas de segurança voltadas para os motociclistas que atuam nessas plataformas.

"Com o termo, as empresas assumiram compromisso de não realizarem práticas que destinem aos motociclistas valores extras, estabelecidos por meta de entregas a um determinado período de tempo, visando a segurança dos condutores".

Assuntos relacionados

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.