Polícia indicia mulher que levou morto ao banco para sacar aposentadoria
Suspeita vai responder pelos crimes de tentativa de estelionato qualificado e vilipêndio de cadáver
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A polícia indiciou por tentativa de estelionato qualificado e vilipêndio de cadáver (desprezar ou humilhar corpo) a mulher de 58 anos que levou o cadáver de um idoso de 92 anos até uma agência bancária, no centro de Campinas (93 km de SP), no último dia 2. A partir deste momento, ela é considerada oficialmente suspeita por ambos os crimes.
Segundo o delegado José Henrique Ventura, titular do Deinter 2 (Departamento de Polícia Judiciária de São Paulo Interior 2), a mulher prestou depoimento no 1º DP de Campinas, nesta sexta-feira (16). Durante o interrogatório, informou o policial, ela teria negado os crimes -- os quais vai responder em liberdade.
A advogada de defesa Andreza Carolina Dias Amador afirmou que, por hora, não irá se manifestar sobre o caso, segundo ela, a pedido da própria cliente.
“Mais para frente, vamos esclarecer os fatos. Por hora estão muito prematuras as acusações contra ela [suspeita]. Trabalho para provar que, de fato, o caso não é tudo isso que está sendo jogado perante à mídia”, afirmou.
Ela acrescentou que não irá comentar sobre sua linha de defesa, “em preservação” à cliente. “Se eu falar qual é a linha da defesa, estarei munindo a acusação.”
Relacionamento
A polícia também investiga se a mulher, de fato, mantinha um relacionamento com o homem, um escrivão de polícia aposentado. Em seu primeiro depoimento à polícia, ainda no início do mês, ela afirmou manter um relacionamento estável com o idoso, há cerca de dez anos.
Um laudo entregue à Polícia Civil nesta quinta-feira (15) indica que o idoso havia morrido cerca de 12 horas antes de seu corpo ser levado pela mulher até uma agência do Banco do Brasil, na região central de Campinas. A causa da morte foi natural, ainda de acordo com o parecer.
A suposta companheira, que também afirmou à polícia estar desempregada, levou ao local o idoso para fazer prova de vida e tentar sacar a aposentadoria dele, ainda de acordo com a polícia, numa suposta tentativa de fraude contra a previdência do estado de São Paulo.
As investigações apontam que o escrivão aposentado morava sozinho, era viúvo e recebia visitas da desempregada, quase vizinha dele, com certa frequência. “Ela [desempregada] ajudava ele a fazer algumas coisas. O pessoal do banco disse que ela ia quase todo mês com o idoso à agência. Mas quem movimentava o dinheiro era ele. Ela alegou ser companheira dele, mas não é assim uma coisa que se comprovou, não. Tudo indica que não”, afirmou ao Agora o delegado titular do Deinter 2.
Ainda segundo o policial, nesta sexta-feira (16) também foram ouvidos um segurança do banco, uma vizinha do idoso, além de funcionários da agência para onde o corpo foi levado. Uma porteira do condomínio onde o escrivão aposentado morava também prestaria depoimento ainda nesta sexta.
“O segurança e os funcionários do banco vão ajudar a entender se iam [o idoso e a mulher] normalmente juntos ao banco. A porteira vai também ajudar para entendermos qual era a relação entre os dois e com qual frequência a mulher entrava e saída da casa do idoso”, explicou o policial.
Após analisar os depoimentos das testemunhas, a polícia “formou uma convicção” sobre o caso, indiciando por isso a desempregada.
Corpo amarrado em cadeira de rodas
A polícia também investiga se o corpo do escrivão aposentado foi amarrado em uma cadeira de rodas usada pela mulher para transportá-lo até a agência bancária.
“Parece que ele [corpo] estava amarrado [na cadeira de rodas] com um lenço. Tudo isso estamos apurando para fechar [a investigação]”, afirmou o delegado titular do Deinter 2. Esta informação foi observada por funcionários do banco, no dia da ocorrência, segundo apurado pela reportagem.
A polícia também aguarda imagens de câmeras de monitoramento para verificar se a mulher teria tentado usar terminais de autoatendimento, com as digitais do escrivão aposentado, para sacar dinheiro. O valor da aposentadoria do homem não foi informado.
Contradições
A mulher não apresentou nenhuma procuração que a autorizava a movimentar as contas do idoso. Ela também, segundo a polícia, entrou em contradição ao afirmar duas histórias sobre a última vez em que falou com o então companheiro.
Em uma delas, afirmou ter falado com o idoso na manhã em que o levou ao banco. “Porém em outro momento, questionada pelos guardas de quando teria conversado [com o idoso] pela última vez, afirmou que havia falado com seu companheiro na data de ontem [1º de outubro]", afirma trecho do boletim de ocorrência.
Ao chegar na agência, a desempregada teria tentado ser atendida rapidamente, passando a afirmar que o idoso estava passando mal, fazendo com que testemunhas acionassem o Samu.
Por causa das duas versões contadas pela mulher, além da suspeita de o idoso ter sido levado já morto ao banco, situação confirmada nesta quinta por meio de laudo, os GCMs decidiram apresentar o caso no 1º DP de Campinas
Resposta
A Spprev (São Paulo Previdência), da gestão (PSDB), afirmou contar com um núcleo de investigações previdenciárias com o qual detecta e investiga casos de supostas fraudes previdenciárias. "Todos os pensionistas e aposentados civis e militares devem manter seu cadastro atualizado para continuar recebendo os benefícios", diz trecho de nota.
O órgão acrescentou que o recadastramento deve ser feito, obrigatoriamente, pelo próprio pensionista e aposentado civil e militar, uma vez ao ano, em seu mês de aniversário. A prova de vida por ser feita em qualquer agência do Banco o Brasil, ou em alguma agência presencial da Spprev. "No caso de pensionistas universitários, o recadastramento deverá ser realizado semestralmente, nos meses de janeiro e julho", explicou.
Sobre o caso mencionado nesta reportagem, o órgão afirmou que o benefício "foi suspenso e será extinto."
O Banco do Brasil afirmou usar recursos como identificação do cliente, por meio de senhas, além de cartão e biometria para "mitigar o risco de fraudes nos pagamentos de benefícios previdenciários". "O BB esclarece ainda que cumpriu com todos os protocolos no caso da ocorrência registrada em uma de suas agências em Campinas, o que inclui a apresentação de procuração ou a presença do beneficiário na agência", afirma o banco em nota.