Veja as propostas para educação dos candidatos a prefeito de São Paulo
Criar vagas em creche e receber alunos na volta da pandemia são os desafios
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Quem assumir a cadeira de prefeito pelos próximos quatro anos vai encontrar na Educação velhos desafios nunca superados na capital paulista. A falta de vagas em creches, por exemplo, é o maior gargalo no ensino infantil —são mais de 357 mil crianças matriculadas nas unidades da rede municipal.
Os candidatos também serão colocados à prova ao enfrentar os desafios impostos ao educadores na volta às aulas após a pandemia por coronavírus, entre os alunos mais velhos. O ensino à distância e o uso da tecnologia serão algumas das tarefas impostas a quem se tornar prefeito.
ANDREA MATARAZZO (PSD)
- Implantar o programa Formação em Tempo Integral, que levará os alunos das escolas para equipamentos de esporte e de cultura regularmente, no contra-turno
- Valorizar professores e demais servidores da educação
- Incentivar o envolvimento da família e da comunidade com a escola
ARTHUR DO VAL (Patriota)
- Projeto Escola 360
- Equipamentos abertos e funcionando durante todo o ano, com reforço escolar, cursos profissionalizantes, educação financeira (Jovem Capitalista), entre outros
- Valorização dos bons professores
BRUNO COVAS (PSDB)
- Zerar a fila de espera nas creches municipais, que hoje é de aproximadamente 6.000 crianças
- Realizar uma avaliação para verificar se os conteúdos passados remotamente durante o período da pandemia foram assimilados
- Construir 12 novos CEUs (Centro Educacional Unificado)
CELSO RUSSOMANNO (Republicanos)
- Promover a qualidade do ensino tanto na recuperação da defasagem causada pela pandemia, quanto para melhorar o aprendizado em todos os níveis
- Engajar alunos e professores nos processos educacionais, através de metodologias ativas e atualização pedagógica, considerando a sociedade atual
- Envolver toda a comunidade escolar em ações que resgatem a importância da escola, com o apoio da família, estudantes, professores, investimentos em estrutura e tecnologia digital
GUILHERME BOULOS (PSOL)
- Zerar a fila das creches com a contratação de professores já concursados e construção dos equipamentos necessários
- Aumentar o orçamento destinado para a educação municipal com a implementação do Custo Aluno Qualidade utilizando recursos do Fundeb
- Valorizar os professores e outros funcionários da educação pública, garantindo plano de carreira e formação permanente
JILMAR TATTO (PT)
- Não retomada das aulas presenciais em 2020, mas somente quando nos encontrarmos em situação de plena segurança sanitária
- Garantir um plano pedagógico para retomada das aulas
- Criar uma universidade municipal através da recuperação, fortalecimento e expansão da rede UniCEU
JOICE HASSELMANN (PSL)
- Ampla avaliação para saber quais alunos tiveram algum aproveitamento durante o período da quarentena e quais simplesmente não tiveram aula, seja por falta de equipamentos ou de conectividade
- Promover o ensino integral parte na sala de aula, com até quatro professores por turma, e a continuação do estudo em casa
- Capacitar os professores para essas aulas e garantir que tanto eles como os alunos tenham equipamentos, como tablets
LEVY FIDELIX (PRTB)
- Escola digital, com sala de 40 alunos, professor usando lousa digital e estudantes com tablets
- Antenas com capacidade para transmitir a aula a até 20 km para alunos faltosos
- Orientador educacional
MÁRCIO FRANÇA (PSB)
- Abertura das escolas aos finais de semana e feriados para enfrentar calendário escolar atrasado em função da pandemia
- Programa de Acesso a Instrumentos Digitais com disponibilização de computadores, tablets e outros instrumentos
- Criação das Escolas do Amanhã, com aulas de programação e robótica desde a primeira infância e capacitação dos professores
MARINA HELOU (Rede)
- Criar novas unidades de CEI, CEMEI e EMEI para atender, até 2026, a demanda de crianças que estão à espera de uma vaga
- Tornar mais inteligente o sistema de distribuição das vagas na educação infantil para solucionar o problema da fila histórica, dobrando o número de vagas
- Transição para atendimento em período integral para todas as crianças de até 5 anos e 11 meses que estão no ensino infantil
ORLANDO SILVA (PC do B)
- Valorização dos professores, com aumentos graduais dos vencimentos, tendo como referência a experiência colocada em prática no Maranhão
- Enviar para a Câmara Municipal projeto para a revogação do Sampaprev
- Plano de reforço escolar que proporcione a recuperação do conteúdo perdido em virtude da pandemia
VERA LÚCIA (PSTU)
- Não às aulas presenciais enquanto não houver vacina, testes em massa ou controle da pandemia, com garantia de alimentação escolar
- Recontratação dos trabalhadores da educação demitidos pelo município
- 30% do orçamento para a manutenção e desenvolvimento da educação e 6% para a educação inclusiva com os recursos ora destinados para o pagamento da dívida pública