Transportar com eficiência quase 9 milhões de passageiros por dia, ampliar a velocidade média dos ônibus e diminuir o impacto financeiro disso tudo no orçamento municipal e no bolso dos cidadãos estão entre os desafios a serem enfrentados pelo futuro prefeito de São Paulo a partir de 1º de janeiro.
A tarifa hoje é de R$ 4,40, mas mesmo assim a prefeitura ainda repassa cerca de R$ 3 bilhões ao ano para o sistema. Atualmente, a capital paulista tem apenas 129 km de corredores e 500 km de faixas exclusivas para os ônibus.
ANDREA MATARAZZO (PSD)
- Ampliar os corredores e faixa de ônibus
- Cumprir com a pontualidade do horário dos ônibus
- Colocar câmeras nos coletivos com sistema em tempo real para relatar ameaças à segurança e assédio
ARTHUR DO VAL (Patriota)
- Ampliar a gama de concorrentes que poderão participar de licitações, separando o operacional do capital
- Atrair os melhores operadores de transporte do mundo
- Aumentar a concorrência e melhorar a qualidade para acabar com a "máfia dos transportes"
BRUNO COVAS (PSDB)
- Modernizar todo o sistema de transporte coletivo, aumentar a cobertura das ruas atendidas e a capacidade de transporte de passageiros, reduzindo os intervalos
- Criar um sistema de transporte público por barcos, o Aquático, nas represas da cidade, que será integrado ao Bilhete Único
- Entregar o primeiro corredor de ônibus exclusivo para a zona leste, o Corredor Itaquera, que beneficiará cerca de 620 mil pessoas
CELSO RUSSOMANNO (Republicanos)
- Aumentar o número de corredores de ônibus, para facilitar a movimentação e aumentar a velocidade, usando a tecnologia para monitorar os veículos e a oferta em cada horário
- Revisar a política pública de transporte tendo em vista o novo normal, buscando os critérios de integralidade, equidade, eficiência, economia e sustentabilidade
- Promover o incentivo ao uso do transporte público por meio da melhoria do desempenho e qualidade dos serviços
GUILHERME BOULOS (PSOL)
- Implementar a tarifa zero para desempregados, estudantes, gestantes e mães de crianças de até dois anos
- Reduzir anualmente a tarifa de ônibus como resultado de maior fiscalização e combate às "máfias do transporte"
- Construir corredores e faixas de ônibus e integração maior com metrô, trem e ciclovia
JILMAR TATTO (PT)
- Implantar a Tarifa Zero de forma gradativa, garantido o passe livre para estudantes e desempregados, além de subsídios ao transporte de pessoas de baixa renda
- Rever o contrato de operação do transporte coletivo e o contrato de privatização da zona azul
- Criar um sistema público de aluguel de bicicletas
JOICE HASSELMANN (PSL)
- Acabar com a "máfia" que tomou conta do setor de transportes, em que as mesmas empresas sempre ganham as licitações
- Rever alguns contratos, cancelar o que for preciso e fazer uma nova licitação, com direito a participação de empresas de outros municípios, estados e países
- Quem oferecer o melhor serviço ao menor preço será contratado.
LEVY FIDELIX (PRTB)
- Tirar subsídios das empresas e conceder diesel, pneus e gastos sem IPI, ISS
- Licitar todas as linhas de ônibus para permitir que 10 empresas funcionem
- Construir mais de 100 km de aerotrens, sem pilares gigantes, de 6 m no máximo
MÁRCIO FRANÇA (PSB)
- Conceder gratuidade do transporte coletivo nos domingos e feriados, custeada pela publicidade dentro dos ônibus
- Implantar aplicativo para o transporte coletivo patrocinado aos domingos e feriados com finalidade indutora de atividade econômica
- Ampliar o tempo de utilização de integração no sistema de transporte público municipal
MARINA HELOU (REDE)
- Rever o planejamento urbano da cidade, que historicamente deu preferência aos carros
- Estabelecer metas rígidas para a redução no número de vítimas de trânsito, a partir do Plano de Segurança Viária
- Consolidar, melhorar e modernizar a frota e os corredores exclusivos de ônibus, como estratégia para o deslocamento seguro e com qualidade pelos usuários
ORLANDO SILVA (PC do B)
- Auditar os contratos de concessão vigentes e ampliar a fiscalização sobre o cumprimento das metas estabelecidas em contrato
- Planejar a implantação gradual da Tarifa Zero na Cidade de São Paulo, partindo daqueles que mais precisam e da construção de formas alternativas de financiamento
- Requalificar o Sistema Estruturador do Transporte Público com a construção de corredores de ônibus e Linhas de VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) nos corredores em que for viável
VERA LÚCIA (PSTU)
- Estatizar os transportes públicos, com o fim da "máfia dos transportes"
- Criar plano de obras públicas para construir novos corredores de ônibus
- Conceder passe livre para estudantes e desempregados, com redução rumo à tarifa zero
Até esta sexta-feira (13), diariamente serão apresentadas propostas para saúde, educação, transportes e zeladoria
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