Estado de São Paulo já vacinou 50 mil pessoas contra a Covid-19

Plataforma Vacinômetro indica em tempo real número de pessoas imunizadas; marca foi atingida no início da noite desta quinta (21)

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

Martha Alves
São Paulo

O estado de São Paulo ultrapassou a merca de 50 mil vacinados contra o coronavírus na noite desta quinta-feira, quinto dia de vacinação, segundo dados do Vacinômetro, ferramenta do governo João Doria (PSDB) que faz a contagem em tempo real do número de vacinados. A marca de 50 mil vacinados foi alcançada por volta de 18h25.

De acordo com a plataforma, às 18h30 já eram 50.557 imunizados nas cidades que já começaram a vacinação em São Paulo.

Nesta primeira fase da campanha estão sendo vacinados profissionais de saúde que trabalham na linha de frente de combate à Covid-19 e indígenas. Os idosos com mais de 75 anos devem começar a ser vacinados a partir de 23 de março, segundo a Prefeitura de São Paulo.

Iasmin Pires, 21, toma vacina Coronavac contra a Covid-19 na aldeira Krukutu, em Parelheiros, no extremo sul da capital paulista - Danilo Verpa - 20.jan.2021/Folhapress

Na tarde de quarta (20), o governador disse que a vacinação batia recorde com um profissional de saúde vacinado a cada três minutos no estado. “É um número muito superior a qualquer outro programa de vacinação já feito no estado de São Paulo nas últimas décadas”, disse.

O número de vacinados pode ser acompanhado em tempo real pela plataforma Vacinômetro no site www.saopaulo.sp.gov.br. As informações sobre os imunizados são fornecidas na página Vacivida, plataforma digital que faz acompanhamento digital individualizado e em tempo real do registro das pessoas vacinadas.

O sistema Vacivida foi desenvolvido pela Prodesp (empresa de tecnologia do governo de São Paulo) e produz informações de doses aplicadas e a cobertura vacinal atualizada dos 645 municípios paulistas. Segundo o governo do estado, o sistema também está integrado ao aplicativo Poupatempo Digital e pode abastecer a base de dados do Ministério da Saúde.

Além dos relatórios, uma plataforma vai disponibilizar ainda o pré-cadastro para que as pessoas participem da campanha de imunização contra o coronavírus em São Paulo . O sistema fará o registro digital da vacinação e enviar um lembrete para uma pessoa avisando sobre a aplicação das segunda dose. Ele também vai notificar a Vigilância Epidemiológica sobre possíveis eventos adversos individuais.

Após ser imunizada, cada pessoa receberá um comprovante com QR Code direcionado ao aplicativo do Poupatempo Digital. Ele eleve acesso a um documento digital que certificará a participação na campanha, evitando fraudes.

Notícias relacionadas