Descrição de chapéu Coronavírus

Estado de SP ultrapassa marca de 150 mil vacinados contra a Covid

Governo paulista iniciou nesta segunda-feira a distribuição de imunizantes da Fiocruz

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Oito dias após o início da vacinação contra a Covid-19 no Brasil, mais de 150 mil pessoas já receberam a primeira dose do imunizante contra o novo coronavírus no estado de São Paulo até o início da noite desta segunda-feira (25).

Enfermeira prepara dose da Coronavac no primeiro dia de vacinação contra a Covid-19 no Hospital das Clínicas de São Paulo - Eduardo Anizelli -17.jan.2021/ Folhapress

Os dados são do Vacinômetro, plataforma lançada pelo governo de São Paulo, gestão João Doria (PSDB), que mostra em tempo real o número de pessoas imunizadas no estado. A quantidade exata de cidadãos vacinados era de 150.125 até as 18h55.

Na comparação com o número de pessoas que moram em São Paulo, a quantidade de vacinados equivale a pouco mais de 0,324% da população paulista. Isso quer dizer que, a cada 100 mil moradores, 324 receberam a primeira dose do imunizante.

O número total de aplicações já realizadas no estado seria suficiente para garantir a primeira dose da vacina para quase toda a população da cidade de Jaú (287 km de SP), que, segundo estimativa do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), tem 151.881 habitantes.

Neste primeiro momento da campanha, estão sendo priorizados os profissionais de saúde que atuam na linha de frente no combate ao novo coronavírus. Também estão sendo aplicadas doses em indígenas, quilombolas e pessoas com mais de 60 anos residentes em instituições de longa permanência.

A vacinação em São Paulo começou no último dia 17 com a aplicação de doses da Coronavac, imunizante desenvolvido em parceria entre o Instituto Butantan e o laboratório chinês Sinovac.

Nesta segunda, o governo paulista iniciou a distribuição de 501 mil doses da vacina produzida pelo laboratório AstraZeneca e pela universidade de Oxford, no Reino Unido, em parceria com a Fiocruz.

A Secretaria de Estado da Saúde diz já ter enviado 690 mil doses das vacinas contra a Covid-19 na semana passada para todos os Grupos de Vigilância Epidemiológica de São Paulo, que irão atender aos 645 municípios paulistas.

A Covid-19 no estado

Desde o início da pandemia, São Paulo já registrou 51.556 óbitos e 1.702.294 casos confirmados de contaminações pelo novo coronavírus. As taxas de ocupação de UTI (Unidade de Terapia Intensiva) para Covid-19 na rede paulista é de 71%, tanto na Grande São Paulo como na totalidade do estado.

Segundo a Secretaria da Saúde, 13.541 pessoas estão internadas por causa do vírus em território paulista, sendo 7.471 em enfermaria e 6.070 em UTI.

Na capital paulista, são 548.236 casos confirmados e 16.970 mortes provocadas pela Covid-19. A taxa de utilização de leitos de terapia intensiva na rede municipal é de 65%, sendo 63% nos hospitais da prefeitura e 89% nas unidades privadas contratadas pelo poder público para suprir a demanda.

Notícias relacionadas