Pré-cadastro de vacinação contra Covid em SP pode ser feito pelo WhatsApp
Parceria foi firmada entre governo estadual e aplicativo de mensagens; confira como funciona
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
O governo do estado de São Paulo firmou uma parceria com o aplicativo de mensagens WhatsApp para a abertura de pré-cadastro para a vacinação contra a Covid-19. A medida não é obrigatória, mas visa agilizar o atendimento nos postos de vacinação. Segundo a gestão João Doria (PSDB), a economia de tempo chega a 90% no atendimento.
Assim como acontece no site vacinaja.sp.gov.br , que já recebeu 4,9 milhões de pré-cadastros, o preenchimento do formulário não funciona como um agendamento, mas visa evitar as filas de atendimento.
Para acessar o serviço pelo WhatsApp, basta adicionar o número +55 11 95220-2923 à lista de contatos e enviar um "oi". O acesso também pode ser feito clicando no link wa.me/5511952202923?text=oi.
Como funciona
A interação é simples e intuitiva. Em um teste, a reportagem demorou quatro minutos para passar os dados necessários para o pré-cadastro.
Após enviar um “oi” para o número indicado, um assistente virtual (chatbot) envia uma lista com oito opções de A a H. Essas opções fornecem informações sobre datas do calendário de vacinação atualizado, informações sobre o plano estadual de enfrentamento à pandemia, um tira-dúvidas sobre o coronavírus e também dados para esclarecer sobre notícias falsas.
O usuário deve escolher a opção B, que o direciona para o pré-cadastro para vacinação. Antes do envio dos dados, o sistema questiona se o usuário aceita passar os dados pessoais para o cadastro. Caso aceite, os próximos passos serão enviar o nome completo, data de nascimento, endereço e o número do CPF.
Essa parceria com o governo estadual integra as iniciativas do WhatsApp no combate ao coronavírus. O canal de comunicação foi desenvolvido sem custo pela empresa Take Blip. O projeto contou ainda com apoio da Microsoft e da Prodesp (Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo).
Confira o cronograma de vacinação em SP
Início 12 de abril
- Trabalhadores da Educação: professores e demais funcionários de escolas estaduais, municipais e privadas, desde que tenham mais de 47 anos
- Trabalhadores de colégios privados terão de apresentar os dois últimos contracheques
Início 14 de abril
- Pessoas com 67 anos
Início 21 de abril
- Pessoas com 65 e 66 anos
Em andamento
Início 8 de fevereiro
- Pessoas com 90 anos ou mais
Início 12 de fevereiro
- Pessoas de 85 a 89 anos
Início 27 de fevereiro
- Pessoas de 80 a 84 anos
Início 3 de março
- Pessoas 77 a 79 anos
Início 15 de março
- Pessoas 75 e 76 anos
Início 19 de março
- Pessoas 72 a 74 anos
Início: 26 de março
- Pessoas de 69 a 71 anos
Início 5 de abril
- Pessoas com 68 anos
- Profissionais da Segurança Pública: policiais civis, policiais militares, policiais técnico-científicos, agentes penitenciários, bombeiros e guardas civis municipais