Veja como fica o novo calendário de vacinação em SP de quem tem comorbidades e de grávidas
Faixa etária entre 45 e 49 anos de quem tem comorbidade começa no dia 21; na próxima segunda será retomada a vacinação de gestantes e puérperas, mas com Coronavac e Pfizer
Já é assinante? Faça seu login
Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:
Oferta Exclusiva
6 meses por R$ 1,90/mês
SOMENTE ESSA SEMANA
ASSINE A FOLHACancele quando quiser
Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.
Em entrevista à imprensa na tarde desta quarta-feira (12), o governador João Doria (PSDB) anunciou a ampliação da vacinação para pessoas com deficiências permanentes e comorbidades, além da retomada da imunização para gestantes e puérperas (mulheres que tiveram filhos há 45 dias).
Atualmente estão sendo vacinadas de pessoas com comorbidades e também com deficiência permanente com idades entre 55 anos e 59 anos. A partir do dia 21 (sexta-feira da próxima semana), a proposta é a de oferecer a proteção para pessoas de 45 anos a 49 anos. Esse novo grupo totaliza 695 mil pessoas no estado.
Nesta sexta (14) começa a vacinação de pessoas com comorbidades entre 50 anos a 54 anos.
Segundo Doria, a partir da próxima segunda-feira (17), deverá ser retomada a imunização de grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filhos há 45 dias) com comorbidades, totalizando 100 mil pessoas. A imunização deveria ter começado nesta terça-feira (11) com a vacina Oxford/AstraZeneca, entretanto, foi suspensa após um pedido feito pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) um dia antes.
A retomada da vacinação será possível por meio do que Doria chamou de remanejamento de vacinas Coronavac e da Pfizer.
Para poder tomar a vacina, a pessoa com deficiência permanente ou com comorbidades deve comprovar seu estado de saúde. No caso das pessoas com deficiência, estão sendo atendidas aquelas beneficiárias do BPC (Benefício de Prestação Continuada), do INSS (Instituto Nacional de Seguridade Social). Além do comprovante do BPC, a pessoa também deve comprovar seu estado de saúde por meio de algum documento simples, mesmo que seja mostrando o Bilhete Único Especial.
Nem todas as comorbidades foram incluídas pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações), do Ministério da Saúde, seguido pelos programas estadual e municipal de imunizações. A pessoa deve levar um exame, laudo médico, receitas ou ainda prescrição de medicamentos desde que eles tenham o CRM do médico e tenham sido emitidos há menos de dois anos.
SAIBA COMO COMPROVAR COMORBIDADES PARA TOMAR A VACINA
Novos postos
A partir desta quinta-feira (13), começam a operar os primeiros postos de vacinação em estações e terminais dos sistemas de transportes.
No total, serão abertas seis unidades, sendo quatro na CPTM: nas estações Guaianases; São Miguel; Jardim Helena e Itaim Paulista; uma na linha 3-Vermelha (Corinthians-Itaquera), e outra no terminal São Mateus da EMTU. Elas irão funcionar das 9h30 às 17h.
Na próxima segunda-feira (17), serão abertos três postos de vacinação na linha 4-amarela: República, Pinheiros e Butantã.
Calendário - próximas datas
Grupo | Início |
---|---|
Pessoas com deficiência permanente Pessoas com comorbidades (de 50 a 54 anos) |
14/5 |
Motoristas e cobradores de ônibus | 18/5 |
Grávidas com comorbidades |
17/05 |
Pessoas com deficiência permanente Pessoas com comorbidades (de 45 a 49 anos) |
21/05 |