Descrição de chapéu Coronavírus

Região do ABC fica "dividida" no feriado de 9 de julho

Quatro das sete cidades da região anteciparam a data em março, mas bancos estarão fechados

Continue lendo com acesso ilimitado.
Aproveite esta oferta especial:

Oferta Exclusiva

6 meses por R$ 1,90/mês

SOMENTE ESSA SEMANA

ASSINE A FOLHA

Cancele quando quiser

Notícias no momento em que acontecem, newsletters exclusivas e mais de 200 colunas e blogs.
Apoie o jornalismo profissional.

São Paulo

Quatro das sete cidades que fazem parte do consórcio intermunicipal do grande ABC não terão, na teoria, o feriado de 9 de julho, dia em que é comemorada a Revolução Constitucionalista de 1932 no estado de São Paulo. Isso porque Santo André, Mauá, Diadema e Rio Grande da Serra anteciparam o 9 de julho no megaferiado, entre os dias 27 de março e 4 de abril. O intuito, na época, era diminuir a circulação das pessoas durante a pandemia da Covid-19 que se agravava no estado.

Do grupo do ABC apenas São Bernardo, São Caetano e Ribeirão Pires terão o dia de folga garantidos. Outras cidades da Grande São Paulo como Guarulhos e Osasco também poderão curtir a data sem maiores preocupações.

Geral do terminal rodoviário de Santo Andre, no ABC - Rivaldo Gomes - 29.mar.21/Folhapress

A prefeitura de Mauá confirmou que a próxima sexta (9) será dia útil na cidade. Santo André, por sua vez, afirma que a prefeitura não terá expediente no feriado. Outros serviços também não funcionarão ou terão o horário restrito.

"Apesar dos feriados terem sido antecipados pelo município, eles já haviam sido considerados no cronograma de abertura de unidades realizado pela Secretaria de Saúde. Por esse motivo, as unidades de saúde estarão fechadas na sexta-feira (9) e retomarão as atividades normais na segunda-feira (12). Hospitais e UPAs funcionarão normalmente", explica um trecho da nota enviada pela prefeitura de Santo André.

Procuradas, as prefeituras de Diadema e Rio Grande da Serra não haviam respondido sobre como fica a situação do feriado até a publicação deste texto.

Já o Correio confirmou que vai funcionar normalmente nestas quatro cidades. A Febraban (Federação Brasileira de Bancos), contudo, diz que mesmo nos municípios em que houve a antecipação do feriado não haverá atendimento bancário nesta sexta (9).

Notícias relacionadas