Descrição de chapéu Coronavírus trânsito

Rodízio em SP começará às 23h na sexta-feira (9)

Restrição na capital paulista já será aplicada no dia do feriado da Revolução Constitucionalista

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A CET (Companhia de Engenharia de Tráfego) diz que, a partir da próxima sexta-feira (9), o rodízio de veículos na capital paulista passará a ser entre 23h e 5h. A medida acompanha a mudança no horário do toque de recolher adotado no estado de São Paulo, que foi anunciada nesta quarta (7) pelo governador João Doria (PSDB).

A companhia acrescenta que, como o rodízio noturno para veículos de passeio funciona inclusive nos feriados, o novo horário já estará em vigor nesta sexta, dia do feriado estadual da Revolução Constitucionalista.

0
Movimentação de veículos na avenida 23 de Maio, em São Paulo - Eduardo Anizelli - 15.mar.2021/Folhapress

Desde o dia 10 de maio, o rodízio em São Paulo funciona entre 21h e 5h. A mudança no horário da restrição na cidade teve início em março, mas começou sendo das 20h às 5h. A medida foi adotada pelo então prefeito Bruno Covas (PSDB), que argumentou que o objetivo era fazer com que os cidadãos dependessem menos do transporte público nos horários de pico, além de provocar a diminuição na circulação de pessoas pela cidade no período noturno.

Os dias das restrições seguem as regras do rodízio tradicional. Ou seja, carros com placas terminadas em 1 e 2 não podem circular entre 23h de segunda-feira e 5h de terça. Os automóveis com placas com final 3 e 4 não rodam das 23h de terça às 5h de quarta, e assim sucessivamente.

Demais restrições

Ainda de acordo com a CET, o horário do rodízio para caminhões não foi alterado em razão da pandemia. Ou seja, esses veículos ficam proibidos de circular das 7h às 10h e das 17h às 20h, conforme o final da placa.

Também ficam mantidos o funcionamento da Zona Azul e os horários das demais restrições adotadas no município, como a ZMRC (Zona de Máxima Restrição à Circulação de Caminhões) e a ZMRF (Zona de Máxima Restrição aos Fretados).

O motorista que for flagrado dirigindo em local e horário não permitido recebe uma multa de R$ 130,16. A infração é média e o condutor também é penalizado com quatro pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.