Veja onde é possível doar roupas e cobertores a quem passa frio em SP

Falta de roupas masculinas são a maior dificuldade encontrada pelas organizações

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

As baixas temperaturas marcadas pelo termômetro em São Paulo nos últimos dias fazem com que os moradores de rua se tornem um dos principais alvos do frio na cidade. Algumas instituições de caridade trabalham para atender esses moradores, procurando minimizar os impactos causados pelo frio.

São recolhidos materiais para poder encarar as baixas temperaturas, além de produtos de limpeza e alimentos, que podem se tornar tanto marmitex como café da manhã.

Na quarta-feira (30), quatro homens foram encontrados mortos segundo os movimentos nacional e estadual de população em situação de rua de São Paulo. Segundo esses movimentos, a causa seria o frio, o que não foi confirmado pela gestão municipal e pela Secretaria da Segurança Pública do estado.

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, por meio da Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, existem 24.344 pessoas em situação de rua na cidade, sendo 11.693 acolhidas na rede socioassistencial e 12.651 em situação de rua. Os números fazem parte do Censo de 2019, realizado pela empresa Qualitest Ciência e Tecnologia Ltda.

O padre Julio Lancellotti, na dispensa onde as doações de alimentos são armazenadas, na paroquia São Miguel Arcanjo, na Mooca (zona leste) - Rivaldo Gomes/Folhapress

"Todas as doações que recebemos são de pessoas que sentem o desejo de colaborar e de se fazer presente de uma forma concreta. Há determinados momentos que algumas pessoas atravessam dificuldade e é importante a ação de grupos que buscam ajudar esse público", afirmou o padre Júlio Lancelotti, 72 anos, que está à frente da Pastoral do Povo da Rua, na Luz (centro), e também da Paróquia São Miguel Arcanjo, na Mooca (zona leste).

Bruno Semino, 42 anos, diretor executivo da Cruz Vermelha, também destaca a importância das pessoas contribuírem com a Campanha do Agasalho.

"As doações são muito importantes neste momento em que as famílias vivem em situação de vulnerabilidade social e precisam de ajuda para se manterem, se protegerem do frio e do coronavírus. Da mesma forma, estamos realizando diversas ações para fornecer kits de inverno para moradores de rua da região central e, com isso, já conseguimos mais de 8,5 toneladas nos últimos dias. É uma forma de ajudá-los a enfrentar as baixas temperaturas e as inúmeras necessidades no atual cenário em que vivemos", comenta Semino. Os kits de inverno entregues são compostos por cobertores, roupas, luva, gorro e meias.

Ana Maria da Silva Alexandre, 51 anos, agente pastoral que atua na Pastoral do Povo da Rua, alerta para a importância das pessoas se atentarem a doar roupas masculinas. "É o que menos recebemos e o que mais precisamos", conta a voluntária. "Mas recebemos também comida, roupa de mulheres e crianças e tudo é sempre bem-vindo", completou. De acordo com o Censo 2019, das 24.344 pessoas em situação de rua na cidade de São Paulo, 20.364 são homens.

Adriana Slaiman, 40 anos, coordenadora de comunicação, realizou pela primeira vez uma ação social. Em uma ação interna organizada no Hospital Alemão Oswaldo Cruz, no Bela Vista, foram arrecadados 325 itens de higiene, 70 cobertores, 178 kg de alimentos, além de roupas. A entrega foi feita na manhã desta terça-feira (6) na Paróquia São Miguel Arcanjo.

"O objetivo maior é reforçar esse compromisso, contribuir e executar uma série de ações planejadas para beneficiar a sociedade. Como era difícil para nós realizarmos essa distribuição, então, procuramos uma instituição que possui credibilidade para poder realizar as doações. Foi o pontapé inicial e pretendemos realizar ações sociais com maior frequência", finaliza.

Qualquer pessoa que encontrar alguém em situação de rua pode solicitar uma abordagem social pela Central 156 (ligação gratuita nas opções 0 e em seguida 3). O acionamento pode ser anônimo. É importante informar o endereço da via em que a pessoa em situação de rua está (o número não precisa ser exato), citar características físicas e detalhes das vestimentas da pessoa a ser abordada.

Serviço - Como doar

Movimento Estadual da População em Situação de Rua

  • Rua José Bonifácio, 395, loja 10, Centro
  • Segunda a sexta, das 9h às 17h
  • Quais doações recebe: pão, pó de café, açúcar, agasalhos, luvas, toucas, meias e cobertores

Casa de Oração do Povo da Rua

  • Rua Djalma Dutra, 3, Luz
  • Diariamente, das 8h às 16h
  • Quais doações recebe: alimentos, cobertores, agasalhos, camisetas, cuecas, meias, luvas e gorros

Catedral da Sé

  • Praça da Sé, centro
  • Segunda a sábado, das 8h30 às 16h30
  • Quais doações recebe: Agasalhos

Cruz Vermelha

  • Av. Moreira Guimarães, 699, Indianópolis
  • Segunda a sexta, 8h às 17h
  • Quais doações recebe: cobertores, roupas (infantis e de adulto), alimentos não perecíveis, produtos de higiene e limpeza

Paróquia São Miguel Arcanjo

  • Rua Taquari, 1.100, Mooca
  • Segunda a sexta, das 14h às 17h
  • Quais doações recebe: alimentos, produtos de higiene e limpeza, cobertores, agasalhos, camisetas, cuecas, meias, luvas e gorros

Fontes: Instituições

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.