A Prefeitura de São Paulo amplia desde a última quinta-feira (1º), o atendimento presencial para a população em diversos serviços públicos. A retomada tem sido gradual e a ideia é que as unidades da administração municipal voltem a operar à medida que os órgãos se organizarem para isso, de acordo com as regras do Plano São Paulo, e somente mediante agendamento prévio.
Embora esteja abrindo suas portas ao público, os protocolos de segurança de combate e prevenção à Covid-19 devem ser seguidos pelas pessoas. Todas as pessoas que conseguirem agendamento para serem atendidas deverão utilizar máscara e respeitar o distanciamento social.
Veja como está o funcionamento:
Subprefeituras
- O atendimento nas 32 subprefeituras acontece das 10h às 16h
- Três serviços estão disponíveis: autuação de processos em geral, desbloqueio de Senha WEB para pessoa física e MEI e CCM - validação de inscrição de pessoas físicas
- É preciso agendar
Saúde
- O agendamento de consultas, exames e procedimentos presenciais na rede de Atenção Básica e Especializada pode realizado de forma presencial nas UBSs
Transportes
- Atendimento no posto central da SPTrans para Bilhete Único Especial para idosos, pessoas com deficiência e passageiros do Serviço Atende+
- As solicitações podem ser feitas no site sptrans.com.br/atendimento
- Os demais postos seguem atendendo usuários do Bilhete Único Comum, Vale-Transporte, Estudante e Professor nos terminais de ônibus e estações de transferência, das 6h às 20h30
- Outros postos: estação Jabaquara (7h às 17h), estação Santana (7h às 17h) e loja Augusta (8h às 16h30)
Trabalho
- As 25 unidades do Cate (Centro de Apoio ao Trabalho e Empreendedorismo) atendem o público das 10 às 16h
- Para formalização do MEI (Microempreendedor Individual) e habilitação do seguro-desemprego, o agendamento é feito pela central 156 ou pelo site da prefeitura
Fazenda
- Atendimento presencial para alguns serviços das 10h às 14h, de segunda a sexta-feira, no Centro de Atendimento da Fazenda
- É preciso agendar
Esportes e Lazer
- Os Centros Esportivos, com funcionamento das 6h às 18h, realizarão o atendimento por agendamento
- Os munícipes devem ligar no Clube e fazer a reserva do horário, seja para carteirinhas ou dúvidas
Justiça
- O Procon, faz atendimento presencial no largo Páteo do Colégio, 5, das 10h às 16h, de segunda a sexta
Assistência social
- Os Centros para Criança e Adolescente, Centro para Juventude, Centros de Desenvolvimento Social e Produtivo, Centro de Convivência Intergeracional e Circo Social funcionam com atendimento presencial, com 35% da capacidade
- A rede estatal (Cras, Creas e Centros Pop) atendem normalmente, com agendamento no site agendacadunico.prefeitura.sp.gov.br/forms/BemVindo.aspx
Como fazer o agendamento
- Acesse o site http://agendadesc.prefeitura.sp.gov.br/#/home
- Na tela inicial, clique em “entrar” para colocar o login e a senha
- Caso ainda não tenha cadastro, será necessário realizá-lo para ter acesso. Para isso, clique na opção “cadastre-se”
- Após completar o acesso escolha o serviço desejado
- Na sequência, selecione unidade, data e horário disponíveis
- Confira as informações e clique em “confirmar agendamento” para concluir
- Anote a senha informada e compareça ao local no dia e horário agendados
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.