Descrição de chapéu Coronavírus

Capital paulista seguirá calendário estadual e vai ampliar vacinação contra gripe no dia 12

Na próxima segunda-feira (12), a população em geral poderá ser imunizada contra o vírus influenza

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo decidiu que a vacinação contra a gripe para a população em geral seguirá o calendário do estado e começará na próxima segunda-feira (12).

Nesta segunda-feira (5), durante a inauguração de um megaposto de vacinação contra a Covid-19 em Indianópolis (zona sul), tanto o prefeito Ricardo Nunes (MDB) quanto o secretário de Saúde, Edson Aparecido, disseram que a imunização para todas as pessoas passaria a ser feita nesta terça-feira (6).

Os postos de vacinação procurados pela reportagem, entretanto, disseram que não havia orientação da Secretaria Municipal da Saúde para começar a imunização do público em geral.

Nesta terça-feira, um comunicado no site da secretaria informava que a vacinação contra a gripe para toda a população terá início apenas no dia 12. Procurada, a pasta não comentou sobre a antecipação informada na véspera.

A vacinação contra a gripe está sendo feita em escolas e estabelecimentos de ensino. A lista completa pode ser conferida aqui.

Todos os grupos prioritários alvo da campanha –crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, puérperas, gestantes, pessoas com mais de 60 anos, profissionais da saúde e outros– podem procurar os pontos de vacinação até a próxima sexta-feira (9), segundo a Secretaria Estadual de Saúde. Já as demais pessoas a partir do dia 12.

O anúncio da ampliação da vacina d a gripe para todas as pessoas acima de seis meses de idade foi feito no sábado (3) pelo Ministério da Saúde. Segundo a pasta do governo federal, fica a cargo de cada município decidir qual é a melhor forma de ampliar a imunização.

“O nosso objetivo é reduzir os casos graves de gripe que também pressionam o nosso sistema de saúde", afirmou o ministro Marcelo Queiroga, em nota.

Dados do governo federal indicam que das 80 milhões de doses, apenas 34,2 milhões de pessoas foram imunizadas, o que representa cerca de 42% dos grupos prioritários. Na cidade de São Paulo, foram vacinadas 2,4 milhões de pessoas, o equivalente a 50% do total esperado, segundo a prefeitura.

No estado de São Paulo, 8,4 milhões de doses foram aplicadas no público-alvo, o equivalente a 45,9% do total esperado. O único grupo com 100% de imunização é o dos indígenas.

Diferentemente do realizado até o ano passado, quando as pessoas acima de 60 anos foram os primeiros da fila, neste ano o PNI (Programa Nacional de Imunizações) estabeleceu como prioridade as crianças, que até o ano de 2020 eram os últimos a serem vacinados.

A medida foi tomada para evitar conflito de datas com os grupos que estavam sendo vacinados contra a Covid-19.

Também para não cruzar os públicos, desde o início da vacinação contra a gripe, no dia 12 de abril, a prefeitura disponibilizou cerca de 460 postos de vacinação instalados nas escolas e estabelecimentos de ensino da cidade de São Paulo. Eles ficam abertos das 8h às 17h.

A baixa adesão à campanha de vacinação contra a gripe levou a realização do Dia D de imunização, no dia 15 de maio. Apesar disso, a adesão não avançou muito.

Importância

Segundo a prefeitura, a imunização contra o vírus Influenza facilita o diagnóstico diferencial entre Covid-19 e outras doenças respiratórias, além de prevenir uma sobrecarga ainda maior do sistema de saúde, que já tem internações recorrentes por casos do novo coronavírus.

Pessoas que tomaram ou ainda vão receber a vacina contra a Covid-19 precisam respeitar um prazo mínimo de 14 dias para serem imunizadas contra a gripe (antes ou depois de qualquer uma da doses). ​

SAIBA QUAIS VACINAS DEVEM ESTAR EM DIA

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.