Descrição de chapéu Coronavírus

Cidade de São Paulo antecipa para quarta (7) vacinação contra a Covid-19 em quem tem 40 anos

A depender do ritmo de envio das doses, é possível até finalizar a vacinação antes de setembro, diz prefeitura

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Paulo anunciou nesta segunda-feira (5) que a vacinação contra a Covid-19 em pessoas de 40 anos foi antecipada para a próxima quarta-feira (7). Inicialmente marcada para quinta-feira (8), a alteração no calendário foi possível após o envio, pelo governo estadual, de 130 mil doses no último sábado (3).

O anúncio foi feito pelo prefeito Ricardo Nunes (MDB) durante entrevista coletiva para inauguração de um novo megaposto na zona sul de São Paulo, onde estão sendo vacinadas pessoas com 41 anos.

"Estávamos a uns tempos atrás tendo que colocar um pouquinho para a frente e agora a gente está conseguindo antecipar aquela nossa previsão", afirmou Nunes.

Com a alteração, o novo calendário ficou da seguinte forma:

41 anos segunda- (5) e terça-feira (6)
40 anos quarta-feira (7) e quinta-feira (8)
repescagem sexta-feira (9) e sábado (10)

Cálculos da prefeitura realizados no sábado indicavam a necessidade de mais 126 mil doses para vacinar pessoas de 40 anos e 41 anos. Como foram recebidas 130 mil doses naquele mesmo dia, foi possível garantir o calendário desta semana, segundo Nunes. "Agora é possível fazer a vacinação com tranquilidade para para quarta-feira", afirmou.

São ao menos 266 mil pessoas de 41 anos e 40 anos a serem imunizadas nesta semana. O número é menor do que o total da população dessas idades porque parte dessas pessoas já foi imunizada por pertencer a outros grupos, tais como aqueles com comorbidades, integrantes de classes profissionais já contempladas tais como os das forças públicas, professores e dos transportes, entre outros.

Segundo o secretário municipal de saúde, Edson Aparecido, novas datas só devem ser definidas após uma reunião entrevista para esta segunda-feira com o governo do estado que definirá o calendário dos novos lotes a serem recebidos.

Caça-vacinas

A reportagem esteve na manhã desta segunda-feira em três pontos de vacinação da zona sul de São Paulo: o megaposto do Buffet Colonial, em Indianópolis e nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Max Perlman, na Vila Nova Conceição, e Sigmund Freud, no bairro de Indianópolis.

Nenhum dos entrevistados disse que procurava uma determinada marca de vacina. Muitos, mesmo sabendo que o imunizante disponível não era da Pfizer nem da Janssen, as duas marcas mais requisitadas, permanecem na fila de vacinação.

Os caça-vacinas, também chamados de sommeliers de vacina por optarem por algumas fabricantes em detrimento de outras, não sofrerão nenhuma sanção por devem ser barrados nos postos, segundo disse o prefeito Ricardo Nunes.

"A gente tem alguns casos com relação à escolha de vacina, mas não são relevantes. Inclusive na região periférica quase que não temos nenhuma informação sobre essa questão. É muito diferente a cidade de São Paulo com relação a outros municípios", disse Nunes.

Algumas cidades do estado, entre elas São Bernardo e São Caetano do Sul, ambas no ABC, determinaram que a pessoa que venha a se recusar a receber o imunizante disponível será colocado no final da fila.

Fila na UBS Max Perlman, na região da Vila Nova Conceição (zona sul de São Paulo), nesta segunda-feira (5), quando teve início a vacinação de pessoas de 41 anos - Rivaldo Gomes/Folhapress

Cronograma

Segundo a prefeitura, 60% das pessoas com 18 anos ou mais já receberam a primeira dose da vacina contra a Covid na cidade de São Paulo.

Até 15 de julho a estimativa é cobrir 70% desse público. Segundo Edson Aparecido, caso o ritmo de envio das doses continue constante, é possível até imunizar todas as pessoas da capital com a primeira dose antes mesmo de setembro.

“Agora pegou um ritmo bom. Estamos esperançosos de que a gente consiga fazer isso até antes de setembro”, disse Aparecido.

Com a antecipação no calendário divulgada nesta segunda-feira as pessoas de 41 anos devem continuar a ser vacinadas até esta terça-feira (6). Entre quarta-feira (7) e quinta-feira (8), está prevista a vacinação de pessoas de 40 anos.

Já na sexta (9) e sábado (10), apenas as UBS/AMAs abrir as portas para a repescagem e também para a dose de reforço.

Documentos

Para vacinar-se, é necessário apresentar um comprovante de residência na capital, juntamente com os documentos pessoais, preferencialmente CPF e cartão SUS (Sistema Único de Saúde).

O comprovante de endereço no município de São Paulo pode ser apresentado de forma física ou digital. Se não houver no próprio nome, serão aceitos comprovantes em nome do cônjuge, companheiro, pais e filhos, desde que apresentado também um documento que comprove o parentesco ou estado civil, como RG, certidão de nascimento, certidão de casamento ou escritura de união estável.

O preenchimento do pré-cadastro no site Vacina Já (www.vacinaja.sp.gov.br) agiliza o tempo de atendimento nos postos de vacinação. Basta inserir dados como nome completo, CPF, endereço, telefone e data de nascimento.

A Prefeitura faz questão de ressaltar que todas as vacinas disponíveis foram aprovadas pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) e pela OMS (Organização Mundial da Saúde) e são eficazes e seguras contra a Covid-19. Não há necessidade nem possibilidade de escolher um imunizante específico.

A lista completa de postos de vacinação pode ser encontrada no Vacina Sampa aqui.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.