São Bernardo e São Caetano prometem colocar no fim da fila quem escolher a vacina contra Covid-19

Desistentes terão que assinar termo de recusa e responsabilidade nos postos de vacinação nas duas cidades do ABC

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

A Prefeitura de São Bernardo (ABC), gestão Orlando Morando (PSDB), e a Prefeitura de São Caetano, gestão Tite Campanella (Cidadania), adotaram, a partir desta quinta-feira (1º), um novo protocolo para pessoas que se recusarem a tomar a vacina contra a Covid-19 por causa da marca do imunizante. Quem não quiser se vacinar com o imunizante disponível no posto de saúde no momento terá que aguardar o final do processo de imunização de toda a população adulta nas cidades para ter acesso novamente à dose de proteção contra a doença.

Nas duas cidades, que irão publicar um decreto nesta sexta-feira (2), a medida exigirá a assinatura do termo de “recusa e responsabilidade” por pessoas que se negarem a receber a aplicação da vacina.

Segundo a prefeitura de São Bernardo, as ações foram adotadas após cerca de 300 pessoas desistirem da aplicação do imunizante, somente nesta semana, assim que souberam da marca do fabricante que seria utilizado.

Durante a transmissão em uma rede social na quarta (30), Morando disse que o objetivo da ação é conscientizar as pessoas e preservar o fluxo do processo de vacinação da cidade. “Vacina não é para escolher. Você lembra a marca da vacina que tomou de gripe? Não lembra. Todos os imunizantes ofertados em São Bernardo são aprovados pela Anvisa [Agência Nacional de Vigilância Sanitária] e cumprem o seu papel, de salvar vidas”, diz o prefeito de São Bernardo.

​"Não se vacinar é um direito seu, ninguém faz nada obrigado. Mas também é um direito nosso colocar no fim da fila", completa Orlando Morando.

O documento passa a estar presente em todos os postos de vacinação dos municípios e será anexado ao prontuário do paciente da rede municipal de Saúde, informando que a cidade ofertou a vacina dentro do calendário e no prazo estipulado pelos Planos Nacional e Estadual de Imunização e que a pessoa se recusou a tomar a dose. Dessa forma, o CPF da pessoa ficará bloqueado para o agendamento até o término da vacinação da população adulta.

Tite Campanella, prefeito de São Caetano, ressalta a importância da vacina. “A pandemia e a desinformação criaram este novo tipo novo de profissional, o 'sommelier de vacina'. Aquele que, após poucos minutos de pesquisa na internet, se considera apto a dizer qual vacina é a melhor, como se fosse um pesquisador renomado em imunologia”, diz o político. “Não há vacina melhor ou pior. Todos os imunizantes autorizados pela Anvisa são seguros e com eficácia muito semelhante. Não justificando, portanto, qualquer diferenciação”, completa.

Atualmente, São Bernardo está vacinando o público de 40 a 49 anos, por meio de agendamento prévio. Já em São Caetano, de acordo com o calendário estadual, os moradores com 18 a 24 anos receberão a primeira dose até 15 de setembro.

São Caetano ainda afirma que somente poderão fazer o reagendamento depois da vacinação de toda a população adulta, e sem qualquer garantia de que a de sua preferência estará disponível. Além disso, a prefeitura diz que para tentar impedir que a população escolha a vacina e trave o bom andamento da imunização na cidade, deixou de informar antecipadamente a origem do imunizante a ser aplicado em cada grupo. Agora, as pessoas só tomam conhecimento de qual vacina receberá no momento da aplicação.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.