Descrição de chapéu Coronavírus

Filômetro da vacinação em SP tem 6 milhões de acessos em 15 dias

Ferramenta é atualizada em média seis vezes por dia, mostrando a situação dos postos de imunização

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

São Paulo

Criado para acompanhar a movimentação nos postos de vacinação da capital, o portal Dê Olho na Fila, o filômetro, criado por funcionários da Prefeitura de São Paulo, teve cerca de 6 milhões de acessos desde que foi implementado, no último dia 15, segundo a Secretaria Municipal de Saúde.

O filômetro é uma ferramenta que mostra a situação da vacinação em cada posto de saúde, em tempo real. O portal foi criado no início da campanha de vacinação contra a Covid, quando ainda se imunizava idosos com 90 anos ou mais.

"São mais 5,9 milhões de acessos desde o lançamento e mais 21 milhões de cliques, ou seja, quando a pessoa navega dentro da ferramenta", explicou Felipe Soares Neves, diretor do Departamento de Tecnologia da Informação e Comunicação.

De acordo com a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde, Sandra Sabino Fonseca, idealizadora do site, a principal questão era como um idoso poderia evitar uma fila e em qual unidade de saúde esta fila seria menor. “Pensei, deve ter um jeito da população acompanhar a situação em cada unidade e assim poder escolher o melhor momento para se vacinar”, disse.

Sandra Sabino Fonseca e Felipe Soares Neves, idealizadores do site De olho na fila, que mostra a fila da vacinação contra a Covid-19 na cidade de São Paulo - Jardiel Carvalho/Folhapress

Sandra diz que trabalhou na criação da ferramenta durante um mês com Felipe Soares Neves. A ideia, segundo ela, é que a ferramenta tivesse um acesso prático e rápido. “Deu certo e agora se tornou um instrumento importante de trabalho porque se pode acompanhar em tempo real as unidades com mais movimentos e quando falta vacina ficamos sabemos imediatamente e mandamos a reposição”, explicou Sandra.

O portal é atualizado de duas em duas horas sobre a situação das filas, com informações das próprias UBSs. Para isso, foi idealizado um padrão para medir o tamanho dessas filas pelo tempo estimado de espera. “Para chegar nesse padrão, analisados que 10 pessoas podem ser vacinamos em, no máximo, 15 minutos, e esse tempo de espera não é grande”, disse Sandra. “Já 30 minutos é um tempo razoável, e 45 minutos é grande. O tempo é primordial”, completou.

Se em uma determinada UBS estiver marcada com a cor o verde, é sinal que não há filas. Se tiver amarelo, sinal de fila pequena, com até 10 pessoas ou, no caso de drive-thru, 10 carros. A cor laranja indica fila média, com até 20 pessoas ou 20 carros. Se for vermelha, é sinal que tem mais de 20 pessoas ou 20 carros na fila, aí é melhor procurar uma outra UBS. Há ainda a cor cinza para indicar que a unidade está sem informações disponíveis.

De acordo com Sandra, a plataforma é atualizada seis vezes ao dia. Já nos megapostos e drive-thrus, a atualização acontece cinco vezes ao dia. “Sabemos, por exemplo, que algumas UBSs ainda tem um fluxo grande de usuários, como no Cambuci (centro), onde as pessoas costumam ir na parte da manhã, e a partir das 14h vai diminuindo. Então a equipe de saúde já se prepara para isso”, finalizou.

O site despertou interesse outras cidades. Segundo Neves, na próxima sexta-feira (2) haverá uma reunião com a equipe de saúde de Campinas.

Postos com mais vacinas

Entre os postos de vacinação, a UBS Santa Cecília, na região central, é a campeã na capital. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19 até o dia 18 de junho, na UBS Dr. Humberto Pascale, 67.082 pessoas já foram imunizadas. A segunda mais procurada é a UBS Joaquim Antônio Eirado, onde já foram aplicadas outras 59.951 doses.

  • Salvar artigos

    Recurso exclusivo para assinantes

    assine ou faça login

Tópicos relacionados

Leia tudo sobre o tema e siga:

Comentários

Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.