A Prefeitura de São Paulo lançou um site onde é possível verificar a situação das filas dos cerca de 600 postos de vacinação contra a Covid-19 existentes na capital. O nome é De Olho na Fila, já apelidado pela própria prefeitura por Filômetro, e pode ser acessado neste link.
A página é um serviço complementar ao escalonamento adotado pela prefeitura. Em vez de realizar a vacinação das pessoas de 50 anos ou mais a partir da próxima quarta-feira (16), como prevê o cronograma divulgado pelo governo do estado no domingo (13), o calendário aponta que esse grupo seja imunizado até o próximo sábado.
"É um serviço muito importante nesse momento em que a quantidade de pessoas a ser vacinada é muito grande", afirmou o secretário municipal de Saúde, Edson Aparecido.
Para acessar o serviço, basta entrar no site De Olho na Fila e escolher entre posto volante (montado em farmácias, igrejas e supermercados); drive-thru (quando a pessoa é vacina sem precisar sair do carro); megaposto (locais onde a pessoa pode ir à pé); e ainda uma das cinco diretorias regionais de saúde (centro, norte, leste, oeste e sul).
No caso das diretorias regionais de saúde, é necessário escolher uma delas e clicar no distrito para ver os pontos de vacinação disponíveis, em sua maioria, UBS.
Ao clicar no ponto desejado, serão fornecidas informações tais como o nome do posto, que tipo ele é (megaposto, UBS ou drive-thru), endereço, situação e a última atualização.
Segundo explica a secretária-executiva de Atenção Básica, Especialidades e Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde, Sandra Sabino Fonseca, a situação de cada uma das filas é definida pela cor. Cada uma leva em conta a quantidade de pessoas nas filas. Confira:
- verde: sem filas
- amarelo: fila pequena, com até 10 pessoas ou 10 carros
- laranja: fila média, até 20 pessoas ou 20 carros
- vermelho: fila grande, com mais de 20 pessoas ou 20 carros
- cinza: sem informações disponíveis
Ela explica que a contabilidade é feita por um funcionário e este repassa os dados ao responsável pelo ponto de vacinação. Essa informação é repassada para os gerenciadores da ferramenta. Segundo o anúncio da prefeitura, os dados são atualizados, em média, de duas em duas horas.
Questionada se esse intervalo isso não provocaria um atraso na alimentação dos dados (delay), já que em duas horas é possível vacinar muito mais do que 20 pessoas, por exemplo, criando eventuais distorções, Sandra afirma que isso não ocorrerá.
“O motivo costuma ser constante. Se eu tenho 20 [pessoas] logo que abre a unidade, muito provável que eu tenha esse fluxo constante durante a parte da manhã. À tarde é um outro perfil de usuário. Então pode ser que a unidade fique mais tranquila, aí a gente começa após o almoço as novas determinações de fila”, afirma.
Previsão é vacinar 1,45 milhão de pessoas
Até esta terça-feira (15) estão sendo vacinadas cerca de 140 mil pessoas de 58 anos a 59 anos, em campanha iniciada na segunda. “Agora, é uma população economicamente ativa, então são pessoas que vão deixar de trabalhar um período para poderem se vacinar”, disse Edson Aparecido.
Até o próximo sábado, a previsão é de imunizar 1,45 milhão de pessoas, o maior grupo até agora. A imunização na cidade de São Paulo começou no dia 19 de janeiro e, até agora, foram aplicadas 5.648.085 doses de vacina contra a Covid-19, numa média diária de 38.422 doses. As 1.452.887 doses a serem aplicadas até o sábado, o que corresponde ao número de pessoas de 50 anos a 57 anos, corresponde a uma média de 363.422 ao dia.
Até agora, segundo o prefeito Ricardo Nunes (MDB), o recorde de vacinação diária foi de 130 mil doses, o que corresponde a 35,7% da média diária prevista até o próximo sábado (19).
Comentários
Os comentários não representam a opinião do jornal; a responsabilidade é do autor da mensagem.